quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Objetivos do Exercicio Fisico para o DPOC



http://www.pacientes.com.br/dpoc/tratamento.asp?assunto=1&tema=DPOC

Luzimar Teixeira - Atividade Fisica Adaptada e Saude / Objetivos do Exercicio Fisico para o DPOC


http://www.pacientes.com.br/dpoc/tratamento2.asp?tema=DPOC&assunto=1&Last=20&IdPergunta=17


17 - Quando o oxigênio é usado nos pacientes com DPOC?


O oxigênio deve ser considerado no tratamento da DPOC como uma medicação, e não como uma sentença que condena o indivíduo à invalidez.

Ele é indicado nas agudizações mais graves, em que há uma redução da oxigenação do sangue arterial, de tal forma que os tecidos fiquem prejudicados (hipoxemia).

Essa situação é identificada pelo médico, através do exame clínico e, principalmente, pela utilização de um exame de sangue (gasometria arterial) ou por um aparelho portátil (oxímetro de pulso). Nesses casos, o seu uso será empregado até a agudização cessar.

Outra indicação importante é naqueles doentes que, com o progredir da doença, passam a apresentar dificuldade em manter uma oxigenação arterial suficiente para nutrir os tecidos com oxigênio. Nesses pacientes, o oxigênio é utilizado de forma contínua (16 a 24 horas por dia) por toda a vida e permite uma melhora significativa da qualidade de vida e aumento do tempo de sobrevida.

Há indivíduos portadores de DPOC que, durante o sono ou durante as atividades físicas, apresentam queda da oxigenação arterial, assim, nessas situações, o oxigênio deve ser empregado.

Nenhum comentário: