sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VOCE CONHECE O METODO " 5S" ?

VEJAM MAIS NO SITE DA ASSOCIAÇÃO VEM SER EM : http://www.associacaovemser.org.br/noticias_5s.html



1. ORIGEM

O processo 5S é uma prática desenvolvida no Japão. Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial.

O país se encontrava totalmente desorganizado e o 5S foi uma ferramenta de qualidade que contribuiu para a reorganização da economia japonesa.

O objetivo do "Programa 5S" é de transformar o ambiente das organizações de as atitudes das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

A denominação 5S é devida às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco atividades (sensos) seqüenciais do programa:



Muitas empresas, no mundo, utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da gestão da qualidade.

Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos.s.

No Brasil, várias empresas vêm desenvolvendo a prática do 5S (algumas usando outra denominação para o programa) com ótimos resultados.

2. SIGNIFICADO DOS 5 SENSOS

Vejamos o que significa cada "S":

SEIRI - Senso da Utilização - Separar o necessário do desnecessário
Este senso também é conhecido como "descarte" ou “seleção”. Seleção significa separar objetos e dados necessários dos que são desnecessários, dando um destino para as coisas que deixaram de ser úteis naquele ambiente. Manter somente os objetos e dados necessários no local de trabalho.

SEITON - Organização - Colocar cada coisa em seu devido lugar
Este senso também é conhecido como "ordenamento".
Organizar é guardar os objetos e dados necessários, de acordo com a facilidade de acesso, levando em conta a freqüência e lógica de utilização.
Em um sentido mais amplo, o senso de organização visa dispor objetos e dados necessários nos lugares corretos estabelecendo um excelente sistema de comunicação visual para permitir rápido acesso.

SEISO - Limpeza - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho
Este senso também é conhecido como senso de conservação. O senso de limpeza visa eliminar a causa da sujeira e degradação, de modo a permitir maior conservação da infra-estrutura para a realização dos trabalhos.

SEIKETSU - Padronização - Tornar saudável o ambiente de trabalho
Este senso também é conhecido como senso de asseio. Padronizar significa conservar os estágios de seleção, organização e conservação já alcançados, de modo a que não retrocedam. Esta padronização é feita através de hábitos, manuais, normas e procedimentos.

SHITSUKE - Disciplina - Padronizar a aplicação do "S" anteriores
Este senso visa fazer com que as pessoas da organização cumpram as normas e tudo mais que for estabelecido pelo grupo. É criar e ter a capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas.

3. VANTAGENS DO PROCESSO 5S :
Nas vantagens visíveis podemos citar:

· Redução do número de acidentes de trabalho ou de situações perigosas;
· Redução de problemas de manutenção de infra-estrutura;
· Aumento de produtividade;
· Melhoria de layout;
· Aumento de espaço físico;
· Redução de custos e desperdícios.

Como vantagens não visíveis, porém perceptíveis, podemos citar:
· Melhoria do clima e ambiente de trabalho;
· Facilidade de controle sobre o próprio local de trabalho;
· Motivação para trabalhar novas idéias e melhoria contínua;
· Modificação no modo de pensar das pessoas.

Agora que você já sabe o que é o 5S, pratique conosco!

Nenhum comentário: