sábado, 21 de novembro de 2009

TDAH e HIPERATIVIDADE


Um dos componentes mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção é a hiperatividade.
Ela pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos.

A hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre leves a graves.

A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento e a expressão linguística, a memória e habilidades motoras.

A criança hiperativa mostra um grau de atividade maior que outras crianças da mesma faixa etária.

Ou seja, há um grau usual de atividade motora que é padrão em crianças - que não é hiperatividade patológica.

A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, mostrando também dificuldade em manter a atenção concentrada, impulsividade e impulsividade.

A criança hiperativa é um desafio para seus pais, familiares e professores.
É importante que as causas da hiperatividade sejam identidicadas de forma correta. A falta de um bom diagnóstico diferencial pode levar a tratamentos inadequados.

Nem todas as formas de hiperatividade tem relação com déficit de atenção. Outras causas possíveis são alterações metabólicas e hormonais, intoxicação por chumbo, complicações no parto, abuso de substâncias durante a gestação, entre outras.

Problemas situacionais, como crises familiares (luto, separação dos pais e outras mudanças) podem ser traumáticas para crianças e levarem a um quadro de hiperatividade reativa.

Todas estas possíveis causas devem ser investigadas antes de iniciar o tratamento da hiperatividade.

Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e enérgica e a criança realmente hiperativa.

As crianças até mesmo as menores podem correr, brincar e agitar-se felizes durante horas sem cochilar, dormir ou demonstrar qualquer cansaço.

Para garantir que a criança realmente hiperativa seja tratada adequadamente - e evitar tratar erroneamente uma criança normal - é importante que seu filho receba um diagnóstico preciso.

Fonte: Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Nenhum comentário: