domingo, 15 de novembro de 2009

A Tecnologia Assistiva como recurso de inclusão escolar




A Tecnologia Assistiva engloba outras áreas como:


Comunicação Alternativa e Ampliada;

Adaptações de acesso ao computador;

Equipamentos de auxílio para visão e audição;

Controle do meio ambiente;

Adaptação de jogos e brincadeiras;

Adaptações da postura sentada;

Mobilidade alternativa;

Próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho.



Quem trabalha com tecnologia assistiva

Muitos profissionais podem estar envolvidos no trabalho da tecnologia assistiva como engenheiros, educadores, terapeutas ocupacionais, protéticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, oftalmologistas, enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em audição, entre outras áreas.

O terapeuta ocupacional no trabalho da tecnologia assistiva tem um papel central nas discussões sobre as diferentes formas de acesso, na integração das funções sensoriais e motoras, no desenvolvimento da funcionalidade dos membros superiores e outras partes do corpo para o controle do meio ambiente e na aquisição da independência nas atividades de vida diária, na avaliação e adaptação da postura sentada e outras posturas para a realização das atividades diárias (King, 1999).

Para atender às necessidades de cada cliente, no trabalho com a tecnologia assistiva, é função do terapeuta ocupacional conhecer e analisar os recursos existentes e determinar quais os dispositivos que melhor se aplicam às diferentes situações do dia a dia. Cada recurso deve ser vivenciado pelo terapeuta ocupacional e incorporado à sua prática com os usuários da tecnologia assistiva.




Inclusão escolar

O sucesso do processo de inclusão está diretamente ligado à possibilidade de reconhecer as diferenças e aceitá-las. Isso não significa ignorá-las, isso não significa colocar crianças com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular e esperar que elas aprendam pela proximidade com seus colegas da mesma idade. Respeitar as diferenças é oportunizar os recursos necessários para que a criança aprenda. Muitas vezes esses recursos serão simples como letras soltas ou textos escritos em letras maiúsculas e outras vezes poderá ser o uso de um computador adaptado.
O Brasil tem hoje, segundo o Censo escolar de 2005 (MEC, 2006), 640.317 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas do país, portanto esse não é um problema que possa ser ignorado.



O uso da tecnologia no processo de inclusão escolar
Ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida dos homens. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre o “poder” e o “não poder” realizar ações.
No processo de inclusão de crianças com dificuldades motoras, o terapeuta ocupacional poderá coordenar:



Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual.
Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.
O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador.

O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores e, A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche.

Formas de acesso ao computador
As formas de acesso ao computador podem ser divididas em quatro grupos:

Pessoas que não precisam de recursos especiais: são os usuários que apresentam alguma dificuldade de acesso mas não o suficiente para necessitar de adaptações.

Pessoas que necessitam de adaptações em seu próprio corpo: são os usuários que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos que facilitam o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e outros de faixas para restringir o movimento dos braços. A indicação desses recursos deve ser feita por um terapeuta ocupacional. Essas pessoas vão utilizar o computador sem modificações.

Pessoas que necessitam de adaptações do próprio computador: são os usuários para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não são suficientes ou não são eficazes.
ADAPTAÇÕES:

Colmeia de acrílico- colmeia é uma placa confeccionada de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas. A função dos furos é facilitar o acesso da criança ao teclado sem que ela aperte todas as teclas ao mesmo tempo. Esse recurso é também utilizado para o teclado da máquina elétrica.

Teclados alternativos - Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento.

Teclado sensível - O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.

Mouse adaptado - existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros.

Tela sensível ao toque- onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.


Pessoas que necessitam de programas especiais: os usuários que necessitam de programas especiais são aqueles que vão interagir com o computador com o auxílio de acionadores externos, por não serem capazes de utilizar o teclado e o mouse, mesmo adaptados.
Os programas Comunique e Teclado Comunique são exempos de softwares desenvolvidos no Brasil para o trabalho da Comunicação Alternativa. Os dois programas foram desenvolvidos pela terapeuta ocupacional Miryam Pelosi e são distribuídos gratuitamente nesse site.

A TERAPIA OCUPACIONAL

O que é
A Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento e prática de saúde voltada para a análise e aplicação terapêutica de atividades e, adaptação do ambiente com objetivo de facilitar a realização das atividades cotidianas com independência e autonomia. As dificuldades apresentadas podem estar relacionadas às atividades de vida diária, como alimentação, vestuário, higiene, locomoção, comunicação; à atividade profissional e, às atividades de lazer e do brincar.


A terapia ocupacional e a tecnologia assistiva
O trabalho do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais. Envolve a avaliação da receptividade do indivíduo quanto à modificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente em que será utilizada.

O terapeuta ocupacional promove a instrução do uso apropriado do recurso de tecnologia assistiva e orienta as outras pessoas envolvidas no uso dessa tecnologia.



Quem precisa

Podem se beneficiar do tratamento ocupacional bebês, crianças, adultos e idosos com alterações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, disfunções neurológicas, oftamológicas (baixa visão), traumato-ortopédicas, psiquiátricas e geriátricas.



Aonde atua

O terapeuta ocupacional é profissional de nível superior e atua em consultórios, clínicas, creches, escolas, hospitais, empresas, centros de saúde, oficinas profissionalizantes, instituições penais, além de realizar atendimentos domiciliares.


A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
O QUE É ?

O termo Comunicação Alternativa e Ampliada é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada (Glennen, 1997).
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais.

No Brasil a CAA vem sendo traduzida de diferentes maneiras:


Comunicação Alternativa e Aumentativa

Comunicação Alternativa e Suplementar

Comunicação Alternativa e Ampliada
Nesse site estaremos utilizando Comunicação Alternativa e Ampliada, tradução utilizada pelo grupo de pesquisa da UERJ.

Para a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA, 1991) um sistema de Comunicação Alternativa é "o uso integrado de componentes incluindo símbolos, recursos, estratégias e técnicas utilizados pelos indivíduos a fim de complementar a comunicação".

SIMBOLOS :

O que são os símbolos

Os símbolos são as representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito.
Na CAA utiliza-se de vários símbolos como os objetos, a fala, os gestos, a linguagem de sinais, as fotografias, os desenhos e a escrita.

Há vários tipos de símbolos que são usados para representar mensagens. Eles podem ser divididos em:


Símbolos que não necessitam de recursos externos- o indivíduo utiliza apenas o seu corpo para se comunicar. São exemplos desse sistema os gestos, os sinais manuais, as vocalizações e as expressões faciais.

Símbolos que necessitam de recursos externos- requerem instrumentos ou equipamentos além do corpo do usuário para produzir uma mensagem. Esses sistemas podem ser muito simples, ou de baixa tecnologia ou tecnologicamente complexos ou de alta tecnologia.



Tipos de símbolos



Objetos reais - Os objetos reais podem ser idênticos ao que estão representando ou similares, onde há variações quanto ao tamanho, cor ou outra característica.

Miniaturas
- Os objetos em miniatura precisam ser selecionados com cuidado para que possam ser utilizados como recursos de comunicação. Devem ser consideradas as possibilidades visuais e intelectuais dos indivíduos na sua utilização.

Objetos parciais
- Em situações onde os objetos a serem representados são muito grandes a utilização de parte do objeto pode ser muito apropriada.

Fotografias - Fotos coloridas ou preto e branco podem ser utilizadas para representar objetos, pessoas, ações, lugares ou atividades. Nas escolas muitas vezes são utilizados recortes de revistas ou embalagens de produtos.

Símbolos gráficos- Há uma série de símbolos gráficos que foram desenvolvidos para facilitar a comunicação de pessoas com necessidades educativas especias. Alguns deles são:

Picture Communication Symbols (PCS)

Rebus Symbols

Picsyms

Pictogram Ideogram Communication Symbols (PIC) Blissyymbolics

COMPIC

Self Talk

Pick 'N Stick

Brady-Dobson Alternative Communication (B-DAC)

Talking Pictures I, II e III


RECURSOS :
O que são os recursos
Os recursos são os objetos ou equipamentos utilizados para transmitir as mensagens.


Tipos de recursos


RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA:


Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números . As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.


Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada.

Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.

Comunicador em forma de relógio - o comunicador é um recurso que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador .

RECURSOS DE ALTA TECNOLOGIA:


Comunicadores com voz gravada - são comunicadores onde as mensagens podem ser gravadas pelo parceiro de comunicação.

Comunicadores com voz sintetizada - No comunicador com voz sintetizada o texto é transformado eletronicamente em voz.

Computadores - Com o avanço da tecnologia têm surgido novos sistemas de CAA para as pessoas com necessidades especiais como o Comunique, o IntelliPics Studio, o OverlayMaker, o Escrita com Símbolos, o Boardmaker entre outros.


TÉCNICAS :

O que são as técnicas
As técnicas de seleção referem-se à forma pela qual o usuário escolhe os símbolos no seu sistema de comunicação.
É importante determinar a técnica de seleção mais eficiente para cada indivíduo. Deve ser determinado o posicionamento ideal da prancha e do usuário, a precisão do acesso, a taxa de fadiga e a velocidade. O terapeuta ocupacional é o profissional que realiza essa avaliação.



Quais são as técnicas de seleção


Seleção direta - é o método mais rápido e pode ser feito através do apontar do dedo ou outra parte do corpo, com uma ponteira de cabeça ou com uma luz fixada à cabeça.

Técnica de varredura- exige que o indivíduo tenha uma resposta voluntária consistente como piscar os olhos, balançar a cabeça, sorrir ou emitir um som para que possa sinalizar sua resposta. Nos recursos de baixa tecnologia o usuário vai necessitar de um facilitador para apontar os símbolos. Os métodos de varredura podem ser linear, circular, de linhas e colunas ou blocos.

Técnica da codificação- permite a ampliação de significados a partir de um número limitado de símbolos e o aumento da velocidade. É uma técnica bastante eficiente para usuários com dificuldades motoras graves, mas exige um maior grau de abstração .


ESTRATÉGIAS :

O que são as estratégias
As estratégias referem-se ao modo como os recursos da comunicação alternativa são utilizados.


Exemplo: Adaptação de livros de histórias como recurso de imersão nos símbolos


Letras maiúsculas ampliadas

Os livros são transcritos ou modificados a partir da reescrita simplificada da história impressa com letra maiúscula, tamanho 28 ou superior, fonte Arial e negrito. Quando necessário, os livros podem ser adaptados com a escrita Braille.



A associação de brinquedos ao conteúdo do livro como os bichinhos da história



A construção de pranchas de comunicação relacionadas com a história

Os símbolos pictográficos Picture Communications Simbols (PCS) são elaborados como o auxílio do software Boardmaker e podem ser impressos isoladamente em cartões ou organizados em pranchas de comunicação. O objetivo principal dos símbolos é o desenvolvimento de uma comunicação alternativa que possibilite ao usuário acompanhar a história através dos símbolos, responder ou fazer perguntas e recontar a seqüência de acontecimentos.

PUBLICAÇÕES E CONFERÊNCIAS:
Publicações


CLOSING THE GAP

PO Box 68
Henderson, MN 56044
Tel: 507-248-3294/ Fax: 507-248-3810
WWW: www.closingthegap.com
AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION (AAC)

49 The Donway West, suite 308;
Toronto, ON M3C 3M9 Canadá
Tel: 416-385-0351/ Fax: 416-385-0352
E-Mail: isaac_mail@mail.cepp.org
COMMUNICATION OUTLOOK

Artificial Language Lab
Michigan State University
405 Computer Center
East Laning MI 48823 USA
Tel: 517-353-0870
E-Mail: co@cps.msu.edu
COMMUNICATING TOGETHER

ISAAC; Suíte 215, 3 – 304
Stone Road West
Guelph, Ontario N1G 4W4 Canadá
Tel: 519-766-1757/ Fax: 519-763-6682
E-Mail: plindsay@oise.on.ca smcnaughton@oise.on.ca


Conferências

ISAAC (International Society ofAugmentative and Alternative Communication)

49 The Donway West, suite 308; Toronto, ON M3C 3M9
Canadá
Tel: 416-385-0351/ Fax: 416-385-0352
E-Mail:Isaac_mail@mail.cepp.org
RESNA – Assistive Technology

1700 N. Moore St., suite 1540
Arlington VA 22209-1903 USA
Tel: 703-524-6686/ Fax: 703-524-6630

B I B L I O G R A F I A :

Sugestão de livros em português na área de Comunicação Alternativa

Comunicação Alternativa – favorecendo o desenvolvimento da comunicação alternativa em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (2003)
Leila Regina D’Oliveira de Paula Nunes – organizadora
Rio de Janeiro: Dunya Editora

Guia dos Símbolos de Comunicação Pictórica – The Picture Communication Symbols Guide (PCS) (1998)
R.M. Johnson
Porto Alegre: Clik – Recursos Tecnológicos para Educação, Comunicação e Facilitação
www.clik.com.br

Sistemas de Sinais e Ajudas Técnicas para Comunicação Alternativa Escrita (2003)
Carme Basil Almirrall
Emili Soro-Camats
Carme Rosll Bulto
Livraria Editora Santos

Introdução a Comunicação Aumentativa e Alternativa (2000)
Stephen von Tetzchner
Harald Martinser
10 – Coleção Educação Especial
Porto Editora



Bibliografia de Comunicação Alternativa


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Sites de empresas que vendem produtos de Comunicação Alternativa


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Volo, IL 60073

Tel: 1-800-999-4660/ Fax: 847-526-4177

WWW: www.donjohnston.com

DRAGON SYSTEMS
320 Nevada St.

Newtom MA 02160 USA

Tel: 800-825-5897/ 617-965-5200/ Fax: 617-527-0372

E-Mail: info@dragon.sys.com
WWW: www.dragonsys.com

DYNAVOX SYSTEMS INC.
2100 Wharton Street, Suite 400

Pittsburgh, PA 15203-1942

Tel: 800-344-1778/ 412-381-4883/ Fax: 412-381-5241

E-Mail: sales@dynavoxsys.com
WWW: www.dynavoxsys.com

ELECTRONIC SPEECH ENHANCEMENT, INC
12190 Natural Bridge Road

St. Louis, MO 63044

Tel: 800-600-9819/ 314-731-1000/ Fax: 314-731-1130

E-Mail: service@SpeechEnhancer.com
WWW: www.SpeechEnhancer.com

ENABLING DEVICES/TOYS FOR SPECIAL CHILDREN
385 Warburton Avenue

Hastings on Hudson, NY 10706

Tel: 800-832-8697/ 914-478-0960/ Fax: 914-478-7030

E-Mail: support@enablingdevices.com
WWW: www.enablingdevices.com

GUS COMMUNICATIONS, INC.
1006 Lonetree Court

Bellingham, WA 98226-3167 USA

Tel: 360-715-8580/ Fax: 360-715-9633

E-Mail: gus@gusinc.com
WWW: www.gusinc.com

HEARIT, L.L.C
8346 North Mammoth Drive

Tucson, AZ 85743-1046

Tel: 800-298-7184/ 520-579-2026/ Fax:520-579-3368

E-Mail: hearitllc@hearitllc.com
WWW: www.hearitllc.com

INTELLITOOLS
55 Leveroni Court, Suite 9

Novato, CA 94949-5751 USA

Tel: 800-899-6687/ 415-382-5959/ Fax: 515-382-5950

E-Mail: info@intellitools.com
WWW: www.intellitools.com

LAUREATE LEARNING SYSTEMS
110 East Spring Street

Winooski, VT 04504-1898 USA

Tel: 802-655-4755/ 800-562-6801/ Fax: 802-655-4757

E-Mail: laureate@LLSys.com
WWW: www.LLSys.com

MADENTEC, LTD.
3022 Calgary Trail South

Edmonton, Alberta T6J 6V4 Canada

Tel: 877-623-3682/ 780-450-8926/ Fax: 780-988-6182

E-Mail: sales@madentec.com
WWW: www.madentec.com

MAYER-JOHNSON COMPANY
PO Box 1579

Solana Beach, CA 92075-7579

Tel: 800-588-4548/ 858-550-0084/ Fax: 858-550-0449

E-Mail: MayerJ@mayer-johnson.com
WWW: www.mayer-johnson.com

MICROSYSTEMS SOFTWARE
600 Worcester Road

Framingham, MA 01702-5342 USA

Tel: 800-828-2600/ 508-879-9000/ Fax: 508-879-1069


WWW: www.handiware.com
QUILLSOFT LTD.
190 Silver Birch Ave.

Toronto, ON M4E 3L5

Tel: (416) 698-0111

E-Mail: fshein@quillsoft.ca
WWW: www.wordq.com

R.J. COOPER AND ASSOCIATES
24843 Del Prado Suite 283

Dana Point, CA 92629 USA

Tel: 714-240-1912


WWW: rjcooper.com
SOUTHWEST ASSISTIVE TECHNOLOGY INC.(Litemaker)
P.O Box 639, West Haverstraw, N.Y. 10993

Tel: 1-888-388-7928

E-Mail: mbresler@keytech.com
WWW: swattech.com

TASH INTERNATIONAL, INC.
Unit 1 - 91 Station Street

Ajax, Ontario L1S 3H2 Canada

Tel: 800-463-5685/ 905-686-4129/ Fax: 905-686-6895

E-Mail: tashcan@aol.com
WWW: www.tashinc.com

TOBY CHURCHILL, LTD. (distributed by Zygo Industries, Inc.)
20 Panton Street

Cambridge, CB2 1HP UK

Tel: 011-44-1223-576117/ Fax: 011-44-1223-576118

E-Mail: sales@toby-churchill.com
WWW: www.toby-churchill.com

WORDS
1220 West Avenue J

Lancaster, CA 93534-2902

Tel: 800-869-8521/ 805-723-6523/ Fax: 805-723-2114

E-Mail: support@words-plus.com
WWW: www.words-plus.com

ZYGO INDUSTRIES, INC.
PO Box 1008

Portland, OR 97207-1008

Tel: 800-234-6006/ 503-684-6006/ Fax: 503-684-6011

E-Mail: ZYGO@zygo-usa.com
WWW: www.zygo-usa.com

Textos sobre Tecnologia Assistiva

VEJAM MAIS EM : http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/distrib/textos.asp



Tese de Doutorado: Inclusão e Tecnologia Assistiva
Autora:Miryam Boandiu Pelosi. Defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Educação em março de 2008.


Dissertação de Mestrado: A Comunicação Alternativa nas escolas do Rio de Janeiro:formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades especiais
Autora:Miryam Boandiu Pelosi. Defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Educação em março de 2000.


O Papel da Comunicação Alternativa e Ampliada na Integração das Crianças com Necessidades Educacionais Especiais
In:A Comunicação Alternativa nas escolas do Rio de Janeiro:formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades especiais. Pelosi, M.B. Rio de Janeiro: Tese de Mestrado em Educação defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cap.II, 2000, p. 34-57.


As Contribuições da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar de uma Criança com Disfunção Neuromotora
In: Tecnologia em (Re)habilitação cognitiva 2002: um novo olhar para avaliação e intervenção. Elizeu Coutinho de Macedo; Maria de Jesus Gonçalves; Fernando César Capovilla e Alexa Livia Sennyey (Org.). São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2002, p.303-312.


A Comunicação Alternativa Escrita
In: Favorecendo o Desenvolvimento da Comunicação em Crianças e Jovens com Necessidades Educacionais Especiais. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes (Org.). Rio de Janeiro: Dunya, 2003, p.203-216.


A Comunicação Alternativa e Ampliada nas escolas do município do Rio de Janeiro
In: Favorecendo o Desenvolvimento da Comunicação em Crianças e Jovens com Necessidades Educacionais Especiais. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes (Org.). Rio de Janeiro: Dunya, 2003, p.63-75.


Software de Comunicação Comunique e Teclado Comunique: softwares para o desenvolvimento da comunicação alternativa escrita.
In: Revista Atuar em Terapia Ocupacional. Pelosi, M.B. Brasil, 2003, p.19.


Proposta de Implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada nos Hospitais do Município do Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
In: Revista Temas sobre Desenvolvimento, volume 14, número 80-81, maio-junho, julho-agosto, Editora Memnon, 2005.p.47-53.


Por uma escola que ensine e não apenas acolha: recursos e estratégias para inclusão escolar.
In: Inclusão e Acessibilidade. Eduardo José Manzini (Org.). Marília: ABPEE, 2006, p.121-132.






Livro: Um Retrato da Comunicação Alternativa no Brasil




Recursos distribuídos VEJAM MAIS EM : http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/distrib/recursosdistribuidos.asp



Teclado Comunique
Teclado virtual que pode ser utilizado em qualquer software.


Aplicativos do software PowerPoint
Aplicativos desenvolvidos com o software PowerPoint para estimular o desenvolvimento da linguagem ou o processo de alfabetização.


Pranchas de comunicação desenvolvidas com o software Boardmaker organizadas no software Adobe para facilitar o processo de impressão.


Atividades desenvolvidas com o software Escrevendo com Símbolos organizadas no software Adobe para facilitar o processo de impressão.


Atividades adaptadas com o software InVento para facilitar a alfabetização dos alunos com necessidades educacionais especiais.


D I C A S :


Pranchas de comunicação

A maneira mais simples de construir uma prancha de comunicação é utilizando o software Boardmaker que é um banco de dados com mais de 3500 símbolos pictográficos em português.

O programa é vendido no Brasil pela empresa Clik - Tecnologia Assistiva (www.clik.com.br).

Um dos problemas desse software é a dificuldade de compartilhar as pranchas com pessoas que não possuem o programa.


DICA

Para minimizar esse problema você pode salvar a prancha em PDF para que possa ser acessada por outros usuários.
Lembre-se de que para transformar o arquivo em PDF você precisará ter instalado no seu computador o software Adobe Acrobat, mas para abrir o arquivo o usuário só precisará ter o Adobe Reader que é disponibilizado gratuitamente na internet.
Nesse site vocês poderão fazer o download de vários exemplos de pranchas de comunicação que foram gravados em PDF.
Bom proveito.
Um abraço,
Miryam Pelosi

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