domingo, 29 de novembro de 2009

ATIVIDADE FÍSICA, POR QUE MUITOS RESISTEM A ESSA PRÁTICA?





É importante lembrar as dezenas de efeitos benéficos em que se alcança com a prática da atividade física, mas mesmo assim a grande parte da população resiste.

Vamos analisar abaixo os efeitos benéficos confirmados cientificamente e aceitos pelos órgãos de saúde dos EUA com a prática da caminhada:
Redução do risco de morte prematura;

Redução do risco de morte cardiovascular;

Redução do risco de desenvolvimento de hipertensão;

Auxílio na diminuição da pressão arterial em pessoas hipertensas;

Redução do risco de câncer de cólon;

Redução da sensação de depressão e ansiedade;

Ajuda no controle de peso;

Ajuda na construção e manutenção de massa óssea, músculos e articulações;

Ajuda no fortalecimento de idosos, que se tornam mais capazes de se movimentarem sem quedas.

Promoção do bem estar psicológico.

Analisando os dados, fica claro que muitas pessoas que tomem conhecimento disso, tenha incentivo através de programas e espaços destinados a essa prática saudável passará a praticá-la e conseqüentemente desfrutar desses benefícios.

Mas infelizmente o governo prefere "culpar" os cidadãos, com a teoria de que não é ativo quem não quer. E sabemos que não é simples assim, é preciso investir muito em políticas públicas para integrar as pessoas a esse novo estilo de vida. É preciso dar suporte com ambientes propícios e segurança nos mesmos, pois de nada adianta o ambiente se não tem segurança, porque isso iria resultar em uma evasão da população.

É muito mais rentável para o governo investir na prevenção que gastar com internações e medicamentos para o tratamento de enfermidade oriundas do sedentarismo e que podem ser evitadas e ou tratadas com atividades físicas regulares, mas porque não é feito isso? Talvez pelo simples fato dos governantes não tomarem conhecimento disso, pois na maioria das vezes, nossos políticos sequer tem o ensino médio.

Porém é importante ressaltar que a atividade física não é um instrumento mágico que por si só trará saúde para todos, até porque o conceito de saúde se abrange muito mais que apenas ausência de doenças. Pois tratar a atividade física desse modo mágico seria negligenciar as condições de acesso aos serviços públicos básicos como condição de alimentação adequada, de habitação, de transporte e de trabalho.

Para finalizar, deixo aqui uma frase retirada do artigo Andar, Passaporte Para Saúde, em que os autores finalizam dessa forma: “Por mais fantásticos que tenham sido os avanços obtidos pelos laboratórios farmacêuticos, você já conheceu algum medicamento que tenha esse impacto?”


A atividade física na adolescência é fundamental ?

A atividade física na adolescência é fundamental numa época na qual ocorrem muitas mudanças corporais, emocionais e de comportamento...
A adolescência é um período importante para qualquer pessoa. É uma fase de transição para a vida adulta, onde os jovens começam a ter maior responsabilidade, tem que fazer escolhas que vão ser fundamentais neste novo momento e muitas vezes, é um momento de auto-afirmação, onde uma certa “rebeldia” é natural, criando conflitos com os pais.
Mas é um momento onde os adolescentes também passam por mudanças no corpo, devido à alta concentração de hormônios. Os meninos começam a desenvolver pêlos pelo corpo e pelo rosto, a voz engrossa. Já as meninas começam a ter as formas mais arredondadas, desenvolvem seios e começam a menstruar. É um momento, onde a prática de alguma atividade física se torna muito importante.
Praticar alguma atividade física neste momento ajuda o adolescente a enfrentar melhor estes efeitos psicossociais de uma fase de transição, pois o garoto ou garota gastando energia no esporte, tende a ficar mais equilibrado. O esporte, também ajuda na socialização, que é muito importante para o adolescente, já que aumenta a auto-estima e serve como elo de integração, num momento onde ele procura se integrar a um grupo da mesma faixa etária que a dele.
A prática desportiva também auxilia a afastar o jovem de possíveis vícios, como o álcool, o tabaco e as drogas, visto que ele não conseguirá manter uma freqüência caso se envolva com isso. Também ajuda a equilibrar o peso do corpo, aumentando a massa magra e reduzindo o nível de gorduras, pois devido ao crescimento muscular e ósseo, nesta fase os adolescentes costumam comer muito, o que poderia levar à obesidade, sem uma queima constante de calorias.

VEJAM MAIS SOBRE PREPARAÇÃO FISICA NO EXCELENTE SITE :
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://edfisicacolegiao.files.wordpress.com/2009/10/logotipo.jpg&imgrefurl=http://edfisicacolegiao.wordpress.com/2009/10/13/beneficios-da-atividade-fisica-efeitos-no-organismo/&usg=__rDD2HdTEMmZQB4eQvsUE5g_sC-c=&h=637&w=492&sz=140&hl=pt-BR&start=9&itbs=1&tbnid=Oh5ex9epK_CZgM:&tbnh=137&tbnw=106&prev=/images%3Fq%3DATIVIDADE%2BFISICA%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Nenhum comentário: