Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN
A presente reflexão, baseada no estudo psicomotor do indivíduo Síndrome de Down (SD) e na psicomotricidade aquática, objetiva abranger a importância dessa inter-relação em seu processo de desenvolvimento integral.
Entende-se aqui por Psicomotricidade Aquática a "estimulação das potencialidades do indivíduo, utilizando a água como meio de ação mais global, através do movimento, e da relação desses indivíduos com o espaço, com o outro, com o objeto e consigo mesmo".
A proposta aquática baseada na psicomotricidade deve dirigir-se a utilização da água e do movimento nesse meio, para estimular o indivíduo de forma que lhe permita se conhecer e aceitar-se, ajustando sua conduta às exigências do meio social de forma lúdica e prazerosa, numa proposta onde a execução do movimento não impeça o indivíduo de expressar seu sujeito criativo, seu movimento livre, com sua bagagem de significações e sentido.
Especificando as características aquáticas, com a psicomotricidade, relacionadas a SD, comenta-se sobre a atuação em seus efeitos tônico-cervical-assimétricos, palmar, reflexo de endireitamento cefálico, etc. O apoio de braços, a sustentação cefálica e escapular são também abordadas.
Nos aspectos motores, aborda-se a qualidade postural e muscular, o controle de movimentos simétricos, assimétricos de dissociação dos movimentos naturais de rastejar, engatinhar, saltar, correr, a estimulação plantar e a hipotonia muscular entre outros.
Nos aspectos cognitivos, cita-se a facilidade do estímulo-resposta, a assimilação dos símbolos associativos ao movimento, a aprendizagem, a memória, a retenção desta aprendizagem, a facilitação de seu raciocínio em situações problema, a associação cognitiva integrada e muito mais.
Nos aspectos sócio-emocionais, a atitude envolve a autoconfiança, a prática em grupo, os aspectos do desenvolvimento como espelhamento, desenvolvimento da personalidade, a afetividade, a comunicação, a espontaniedade, a criatividade, e os aspectos de relação como limite, defesa de seu espaço, etc.
Nos aspectos psicomotores, envolve-se a estruturação do esquema e imagens corporais, coordenação de dinâmica global, a estruturação espacial, o controle respiratório, o ritmo, o equilíbrio, a organização temporal, entre outros.
Pretende-se com essa exposição enfatizar como é rica a educação e reabilitação através da água e da psicomotricidade, podendo as duas funcionar como instrumentos de integração real deste indivíduo com SD na sociedade.
Jocian Machado Bueno
Psicomotricista
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