Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
TENIS ADAPTADO DESCOMPLICADO - REGRAS BASICAS
Regras Básicas do Tênis VEJAM MAIS EM :
http://www.tenisparatodos.com.br/
Sem a pretensão de entrar nas minúcias do jogo, descrevemos, em linguagem bem simples, as regras básicas do tênis, um esporte que vem atraindo adeptos de todas as idades Brasil afora.
Jogadores –o tênis pode ser jogado entre duas pessoas – jogo de simples – ou entre quatro pessoas – jogo de duplas. Em caso de duplas, os corredores laterais são anexados como área de quadra.
Set – é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games.
Um set é finalizado com 6 games vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 games (6-4).
Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5.
Empates com 6-6 serão decididos por tie breacker.
Uma partida é geralmente decidida em melhor de 3 sets.
Os grandes torneios (Grand Slam) são decididos em melhor de 5 sets.
Game – etapa do set definido a favor de quem completar 4 pontos primeiro, mantendo-se o mesmo sacador até seu final.
Seis games de um mesmo jogador definem o set.
Você perde pontos quando
sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas;
deixar a bola quicar por duas vezes seguidas na sua metade da quadra;
devolver a bola na rede;
devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.
Você ganha pontos quando sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário;
o adversário cometer qualquer das falhas listadas no item anterior.
Tie braker – game de desempate ao final do set (6-6), onde cada saque bom vale 1 ponto. O primeiro jogador sacará no 1º, 4º e 5º pontos. O segundo sacará no 2º, 3º, 6º e 7º pontos, e assim sucessivamente. Vence o game quem acumular 7 pontos primeiro. Empates de 6-6 no tie breaker são decididos no “vai a dois”.
Vale lembrar
a bola válida só poderá quicar uma vez a cada metade da quadra;
o toque da bola na raquete só é válido se, nesse instante, o jogador estiver segurando a raquete.
Contagem de pontos – um game é decidido em quatro pontos, na seguinte ordem: 1º ponto = 15,
2º ponto = 30,
3º ponto = 40,
4º ponto = game.
Empates em 40/40, chamados de Deuce, serão decididos na base do “vai a dois”, ou seja, quando um dos jogadores fizer dois pontos seguidos.
Saque ou serviço – o sacador tem sempre duas chances para acertar seu serviço.
O game se inicia com um saque da metade direita da quadra em direção à metade oposta, no sentido diagonal.
Ele será considerado válido se o primeiro contato da bola for com a zona de saque do adversário ou, se houver um contato da bola com a fita da rede antes de chegar à zona de saque, o jogador terá direito a uma segunda tentativa.
Na sequência do game, os saques se alternarão nos lados esquerdo e direito, na mesma metade da quadra. Pisar na linha no momento do saque é considerado falta – foot fault.
Regras Básicas do Tênis em Cadeira de Rodas
O jogo de tênis em cadeira de rodas segue as mesmas regras do tênis comum, exceto pela possibilidade do tenista em cadeira de rodas poder deixar a bola quicar duas vezes.
O Jogador de Tênis em Cadeira de Rodas - O único requisito para que uma pessoa possa competir em cadeira de rodas é ter sido medicamente diagnosticado como portador de uma deficiência relacionada com a locomoção, em outras palavras, ele deve ter total ou substancial perda funcional de uma ou mais partes extremas do corpo.
O Jogo da Bola - No tênis em cadeira de rodas a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, sendo o primeiro quique dentro das linhas de quadra e o segundo, tanto pode ser dentro como fora das linhas da quadra de tênis.
O Saque• O primeiro toque da bola sacada na quadra deve ser dentro do retângulo destinado a isto; o segundo quique tanto pode ser dentro ou fora dos limites da quadra.
• O sacador não deverá, durante o saque mudar de posição ou tocar, com qualquer roda, qualquer linha fora da área delimitada para o saque.
• O jogador é proibido de usar, deliberadamente, qualquer extremidade de seu corpo como freio ou estabilizador durante o saque.
• Caso os métodos convencionais para o saque forem impraticáveis para um tetraplégico, uma outra pessoa poderá ser autorizada a lançar (levantar) a bola para ele.
Perda de Ponto – A cadeira de rodas é considerada parte do corpo do jogador para efeito de quaisquer regras. O jogador perde o ponto se:
A bola tocar seu corpo, sua cadeira ou qualquer coisa que ele carregue ou use, exceto a raquete em sua mão. Essa perda de ponto ocorrerá independentemente da posição em que estiver, quando a bola em jogo o atingir.
Deliberadamente usar seus pés ou qualquer outra extremidade do corpo como freio ou estabilizador, seja ao sacar, rebater a bola ou movimentar ou frear a cadeira.
Permitir, ao bater na bola, que sua nádega deixe de ter contato com o assento da cadeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário