sábado, 21 de novembro de 2009

Como ajudar seu filho a gostar de ler?


Regina de Assis, Mestra e doutora em Educação e consultora em Educação e Mídia

Rio - Como ajudar seu filho a gostar de ler?

A tarefa pode não ser das mais simples, mas é importante.

Conte histórias que despertem a atenção da criança e depois peça para ela ler e lhe contar também.

PERGUNTA E RESPOSTA
Meu filho tem 8 anos de idade, está na 2ª série e tem dificuldades para ler. Ele Já faz aulas de reforço no colégio. O que mais posso fazer? Lilia Campos, por e-mail

Parabéns por acompanhar de perto os estudos de seu filho, buscando resolver os problemas assim que eles se apresentam.

Converse com a/o coordenador/a pedagógico/a da escola dele, para saber melhor como ajudá-lo.

Mas posso lhe adiantar que há um recurso muito importante, que você pode desenvolver em casa : ler para seu filho histórias que o interessem e lhe deem prazer e depois pedir que ele as releia para você.

Pedir que ele conte suas próprias histórias ou fatos ocorridos no cotidiano, escrevê-las, ler para ele e, novamente, pedir que ele as releia para você.

É muito importante que seu filho descubra e valorize o fato de que o que se fala, se escreve, o que se escreve se lê e se volta a falar.

Observe também se a saúde dele está em ordem, especialmente fazendo exame de olhos e ouvidos. Analise ainda se ele tem horários organizados em casa para dedicar tempo aos estudos, sem deixar de brincar com os companheiros, ver um pouco de TV ou jogar.

Mas o tempo da leitura é ‘sagrado’ e deve ser agradável e não cansativo ou desinteressante. Seu filho descobrirá, com sua ajuda e da escola, a beleza e importância da leitura em sua vida.

Nenhum comentário: