Seleção Brasileira de Futebol de 5 conquista o Tricampeonato Paralímpico

Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
A Seleção Brasileira de Futebol de 5 sagrou-se tricampeã dos Jogos Paralímpicos de Londres, e manteve a hegemonia do país na principal competição da modalidade no mundo, onde nas três participações do Fut 5 nos Jogos, todas foram vencidas pelo Brasil. A conquista veio depois da vitória por 2 x 0 contra a França, com gols de Bill e Jefinho, no início da tarde desde sábado (8), na Riverbank Arena, em Londres.
Assim como na primeira partida entre as duas seleções, no qual empataram em 0 x 0 pela primeira fase da competição, a França optou por um esquema defensivo, e apostava na habilidade do perigo camisa 10 da equipe, Villeroux. Por sua vez, o Brasil, contava com um ataque de respeito, com Ricardinho e Jefinho, que a cada lance atormentavam a defesa francesa.
Os atacantes brasileiros abusavam da habilidade e criavam as melhores chances, mas paravam no goleiro francês. O gol estava amadurecendo, e após linda jogada de Ricardinho, em que passou por quase toda a defesa da França foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Bill mostrou mais uma vez que é um exímio cobrador e colocou o Brasil na frente do marcador ainda no primeiro tempo.
Atrás no placar, a França teve que sair mais para o jogo, com isso os brasileiros tinham mais espaços para criarem as jogadas. E em fantástica jogada de Jefinho, o atual melhor jogador mundo costurou a zaga e chutou cruzado, a bola desviou no atleta francês e entrou, 2 x 0 para o Brasil.
Após o segundo gol, a França se lançou desesperadamente ao ataque. Teve até três oportunidades para marcar, em tiros de oito metros, mas Fábio mostrou mais uma vez que é o melhor goleiro do mundo e evitou o gol. Com o final do jogo se aproximando, o Brasil segurava o jogo com o talento dos jogadores e deixava o tempo passar até o final da partida.
Quando o zerou o cronômetro o momento de festa tomou conta da quadra e os brasileiros puderam comemorar mais um título paralímpico, o terceiro da história. O ciclo atual terminou e o Brasil conquistou todos os campeonatos que disputou, oito no total: uma Paralimpíada (Londres-2012), um Parapan-Americano (Guadalajara-2011), um Campeonato Mundial (Inglaterra-2010), uma Copa América (Argentina-2009), três Desafios Internacionais Loterias Caixa (Brasil-2010/2011/2012) e um Desafio Internacional de Madrid (Espanha-2012).
Na disputa do bronze, a Espanha venceu a Argentina nos pênaltis por 1 x 0, e ficou com a medalha. Confira a classificação final.
1 Brasil
2 França
3 Espanha
4 Argentina
5 China
6 Irã
7 Grã Bretanha
8 Turquia