sábado, 8 de setembro de 2012

Primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas


Primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas

Primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas
Sábado, 8 de setembro de 2012

Partida aconteceu em 1959, no ginásio do Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro

Primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas
O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas (BCR) do Brasil aconteceu em 1959, no ginásio do Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro.

A partida foi realizada entre a equipe do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP) e o time do Clube do Otimismo, da capital carioca. Os paulistas venceram por 22 a 16.

Nos anos seguintes, em 1960 e 1961, aconteceram mais dois confrontos entre os clubes, mas desta vez com vitória do time do Rio de Janeiro. Desde então, a competição da modalidade adaptada se tornou cada vez mais popular no país.

Fundação dos clubes
O esporte paralímpico brasileiro surgiu um ano antes da primeira partida oficial, em 1958. Em 1º de abril, o cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis, criou o Clube do Otimismo. Meses depois, em 28 de julho, o também deficiente Sérgio Seraphin Del Grande fundou o CPSP.

Os pioneiros Robson e Sérgio tiveram a oportunidade de presenciar a prática esportiva de pessoas em cadeira de rodas, principalmente no basquete, enquanto faziam tratamento hospitalar nos Estados Unidos, e resolveram trazer o esporte paralímpico para o Brasil.

Em Paralimpíadas
O BCR masculino representou o Brasil pela primeira vez em uma Paralimpíadas em 1972, na cidade de Heidelberg, na Alemanha. A partir deste momento, muitos outros clubes se estruturaram e entidades foram criadas no país para estimular a prática da modalidade. Já o BCR feminino teve sua primeira participação em Jogos Paralímpicos em Atlanta, nos EUA, em 1996.

Entidades nacionais
A primeira entidade nacional a dirigir o BCR foi a Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas (Abradecar), que funcionou até 1997. Neste mesmo ano, em função do aumento no número de equipes, foi fundada a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).

Basquetebol adaptado
O BCR é uma modalidade adaptada, que utiliza a cadeira de rodas como meio de locomoção em quadra. É praticada por pessoas com deficiência física de membros inferiores, bem como aqueles que não podem, por orientação médica, competir no esporte pela forma convencional.

As cadeiras são adaptadas e padronizadas. Na partida, a cada dois toques na cadeira, o jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. Cada atleta é classificado de acordo com seu comprometimento físico-motor, em uma escala que segue os números 1, 2, 3, 4 e 4,5. Quanto maior a deficiência, menor a classe.

No mundo
O basquetebol em cadeira de rodas surgiu paralelamente na Inglaterra e nos EUA, depois da II Guerra Mundial, como prática esportiva terapêutica entre os veteranos do combate. O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas do mundo aconteceu em 1946, nos Estados Unidos.


Fontes: Associação Desportiva para DeficientesConfederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas e Turismo Adaptado
Redação: Fátima Pires

Nenhum comentário: