domingo, 16 de setembro de 2012

Por decreto da presidente, voltamos a falar "paraolímpico"

logo-texto_320
POR DECRETO DA PRESIDENTE, VOLTAMOS A FALAR "PARAOLÍMPICO"
Sem concordar com a mudança e após um certo esforço, estava me acostumando com o "paralímpico". Agora voltamos ao correto "paraolímpico", já que temos jogos Olímpicos e não Límpicos.
As Paralimpíadas Escolares voltam a ser paraolimpíadas.
PARALÍMPICO, NÃO, PARAOLÍMPICO VOLTA A SER O CORRETO
14/09/2012
Por Katryn Dias
Acabou a confusão! A presidente Dilma Rousseff decretou: o certo é "paraolímpico". Esta semana, ela vetou o uso do termo "paralímpico" em documentos oficiais, que só será usado em caso de nomes próprios, como o do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Na última edição dos Jogos, foi adotada a expressão "paralímpico" por determinação do CPB, que buscava uma aproximação com o termo "paralympic", em inglês, e adequação com os outros países falantes da língua, como Portugal. Porém, essa palavra não faz parte do léxico do português, sendo incluive, considerada incorreta.
Em sua coluna na Folha de S.Paulo, o professor Pasquale Cipro Neto explicou: "Os jogos são paraolímpicos porque são disputados à semelhança dos olímpicos. O fato é que em português poderíamos perfeitamente ter a forma 'parolímpico', mas nunca 'paralímpico'". http://www.memoriaolimpica.com/noticias/por-decreto-da-presidente-voltamos-a-falar-paraolimpico-2
Por decreto da presidente, voltamos a falar "paraolímpico" - Memória Olímpica
memoriaolimpica.com

Por Katryn Dias Acabou a confusão! A presidente Dilma Rousseff decretou: o certo é "paraolímpico". ...

Nenhum comentário: