quinta-feira, 18 de julho de 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: PERSPECTIVAS DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: PERSPECTIVAS DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI

por: Carlos Gilberto Melchior Rodrigues Sansalone Ferrari
Esporte para cadeirante já é realidade em torneios
Esporte para cadeirante já é realidade em torneios
Educação Física Adaptada é uma subárea da Educação Física que estuda os meios para a inclusão escolar, com o objetivo futuro da inclusão social. Com as novas tendências de inclusão social surgindo no mundo todo, principalmente a partir do século XXI, essa questão se torna mais significativa e viu-se a necessidade de buscar formas para inserir pessoas portadoras de necessidades especiais nas atividades físicas das escolas.

Pensando nisso, em 1987 o Conselho Federal de Educação introduz a Educação Física Adaptada, que traz a perspectiva de incluir todos os alunos, sem discriminação, ao dia a dia de práticas esportivas.

Cruz (2008) defende que:
“[...] cabe à escola o provimento da educação escolarizada de seus alunos, no sentido de lhes enriquecer o suporte para as relações estabelecidas e por se estabelecer com seu entorno físico e social. Tudo isso se aplica às pessoas com necessidades especiais, colorindo de maneira peculiar os debates educacionais em voga.”

Assim, o que se espera daqui em diante é que o mesmo conteúdo ou atividades das aulas regulares também seja aplicado aos que tem essas necessidades. A deficiência, na maioria das vezes, não está no aluno e sim no profissional que não tem a capacidade de promover harmonia e igualdade no ensino e na rotina de aulas.

Fonte: Cruz, Gilmar de Carvalho. Formação Continuada De Professores De Educação Física Em Ambiente Escolar Inclusivo. Londrina: EDUEL, 2008. 214 p.

CreativeCommonsEsta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/49046/educacao-fisica-adaptada-perspectivas-de-ensino-para-o-seculo-xxi#ixzz2ZQwimS4T

Nenhum comentário: