terça-feira, 16 de julho de 2013

Atletas de Uberlândia vão representar o Brasil no Mundial de Anões que será realizado em East Lansing, nos Estados Unidos.

 

Uberlandenses conciliam jornada de trabalho com esporte e contam com apoio financeiro da família. Em agosto, eles disputam Mundial da categoria

Por Gullit PacielleUberlândia, MG
Comente agora
Lucas Elias do halterofilismo de Uberlândia (Foto: Divulgação/ Wéverton Santos)Lucas Elias conta com ajuda do pai para competir
(Foto: Divulgação/ Wéverton Santos)
O sonho deles é um dia poder viver somente do esporte. Na desporto paralímpico, as medalhas conquistadas comprovam o esforço e o talento de dois atletas uberlandenses. Para eles, é necessário conciliar as atividades físicas com o emprego ou contar com o apoio financeiro dos familiares.


No halterofilismo específico para anões, Lucas Elias, de 17 anos, é considerado uma promessa da categoria. O jovem atleta só consegue manter a rotina diária de cinco horas de treinamento graças a ajuda do pai.

- É tranquilo porque tenho o apoio financeiro do meu pai. Não trabalho e fico por conta das minhas atividades. Ainda não tenho salário no esporte, mas esse é um objetivo que tenho. Um dia espero ter esse retorno – disse Lucas.

Levantando 90 quilos, o atleta ganhou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior, na categoria de 60 a 65,6 kg.
 
Luciano Dantas na academia da Universidade Federal de Uberlândia (Foto: Gullit Pacielle)Luciano concilia treinos com rotina de trabalho
(Foto: Gullit Pacielle)
- Pretendo vencer outras competições. Treino bastante, e  o intuito é sempre participar das comeptições e conquistar medalhas – concluiu a promessa.
No mesmo esporte, Uberlândia também é representada por Luciano Dantas, atual campeão nas últimas duas últimas competições nacionais e líder do ranking na categoria até 60 kg.
- Levanto de 140 a 150kg. Minha expectativa é aumentar ainda mais. Não entro em competições para conhecer regiões no Brasil ou até mesmo outros países. Quando vou, é pra trazer medalhas. Se for para brincar, fico aqui mesmo em Uberlândia - garantiu.

Com 32 anos, Dantas trabalha pela manhã em um supermercado, como operador de caixa, e a tarde treina durante quatro horas diárias. Ele sabe que esta rotina não é a ideal, porém a força de vontade supera os obstáculos.
Wéverton Santos do halterofilismo de Uberlândia (Foto: Divulgação/ Wéverton Santos)Wéverton confia no bom desempenho dos atletas
(Foto: Divulgação/ Wéverton Santos)
- É uma rotina complicada. No Brasil, além de treinar, temos que trabalhar. Se a dedicação fosse só para o treinamento, o rendimento era mais elevado. Quem sabe isso um dia possa mudar – disse.

De 6 a 10 de agosto, Lucas e Dantas vão defender a seleção brasileira de halterofilismo para anões nos Jogos Mundiais da modalidade, que será realizado em East Lansing, nos Estados Unidos. Os atletas terão a companhia do treinador Wéverton Santos, que trabalha com eles diariamente na academia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

-O Luciano é um talento pronto. Vem vencendo muitos campeonatos e a nossa meta é estar nas paraolimpíadas de 2016. Já o Lucas é uma promessa. É um atleta que evolui com rapidez e é o nosso futuro – avaliou o técnico.

Nenhum comentário: