Deficiência Física e a Educação Física. A falta de informação e
a relutância dos futuros profissionais em trabalhar com essa área
La Discapacidad Física y la Educación Física. La falta de información y el rechazo de los futuros profesionales a trabajar en esta área
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*Discentes da graduação em Educação Física
da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)
**Co-Orientador. Graduando em Educação Física Bacharelado pela UCB/RJ
Professor da Rede Body Tech, Pesquisador do Rio em Forma Olímpico da SMEL - RJ
***Orientador. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ
Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ
Professor responsável pelo Grupo de Cultura Corporal da UCB/RJ
Subsecretário de esporte e lazer do município Rio de Janeiro SMEL
(Brasil)
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Michel Antunes Barrinha Moreira*
Thaya Pereira*
Jéssica Rodrigues Borges*
Héron Salvini Olivares*
Amanda da Silva Lima*
Priscila Mendes da Costa*
Fernando Sant’anna Jorge*
Ryan Tiengo da Silva*
Guilherme Lopes de Souza**
Prof. Sérgio Tavares***
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Resumo
O presente artigo tem por objetivo abordar o tema inclusão e exclusão social em relação às pessoas com deficiência. Buscou-se avaliar através do método de pesquisa Ex-post-facto, o nível de interesse dos futuros profissionais de educação física em atuar no mercado de trabalho, tendo como principal contrapartida uma sociedade dividida em classes sociais e que ao longo do tempo, devido à predominância de umas sobre as outras, foi “adestrada” a promover a exclusão. Após palestra realizada em prol do mercado de trabalho que envolve pessoas com deficiência, obtiveram-se resultados significativos sobre as preferências dos alunos em relação a esse mercado de trabalho, porém, para obter-se um nível minimamente aceitável de conscientização para que haja inclusão social de PCD’s, depende-se de muitos fatores.
Unitermos: Inclusão. Exclusão. Deficientes. Educação Física.
Abstract
The purpose of this paper is to address the subject inclusion and social exclusion in relation to people with disabilities. We sought to assess through the research method Ex-post-facto, the level of interest of the future physical education professionals in the job market, having as main counterpart a society divided into social classes and that over time, due to the predominance of one over the other, was "adestrada" to promote the exclusion. After lecture held in favor of the labor market that involves people with disabilities, significant results have been obtained on the preferences of the students in relation to this labor market, however, to obtain a level minimally acceptable awareness that there is social inclusion of PCD's, is dependent on many factors.
Keywords: Inclusion. Exclusion. Disabled. Education Physics.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 182 - Julio de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
sábado, 20 de julho de 2013
Deficiência Física e a Educação Física. A falta de informação e a relutância dos futuros profissionais em trabalhar com essa área
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