quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cientista quer criar centro de estudos sobre o autismo no Brasil

Científico

Inserida em: 18/7/2013

Pesquisa
Em sua última visita ao Brasil, o biólogo Alysson Muotri fez uma parada em Brasília antes de visitar São Paulo. Em sua agenda estavam marcadas reuniões para apresentar a proposta de criar um centro de estudos de excelência sobre autismo no Brasil, ideia que vem sendo discutida junto com organizações de pais de autistas no Brasil.

O cientista espera que o centro seja capaz de levantar recursos, realizar atividades educacionais e recrutar pacientes que sejam avaliados em trabalhos de pesquisa. Tudo, porém, em caráter 'não assistencialista'.

No primeiro dia, encontrou-se com Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil. 'Acabei dando uma aula de biologia para ela, e ela adorou', disse. Segundo Muotri, o modelo exato de financiamento para a proposta ainda está em estudo, mas mesmo que a iniciativa privada se mostre uma opção mais adequada, o centro de estudo deve manter algum grau de vínculo com o governo.

'A ministra da Casa Civil sinalizou interesse, e o ministro Padilha (Saúde) também', diz a educadora Luciana Nassif, mãe de uma menina autista, que assessorou Muotri na elaboração da proposta.

A ideia que mais entusiasma os pais de crianças autistas é a perspectiva de que um dia ensaios clínicos de tratamentos possam ser realizados em tal instituição.

'Para quem só tinha um horizonte sombrio, sem nenhuma perspectiva de melhora e muito menos de cura, a pesquisa virou uma grande possibilidade', diz Nassif. 'Eu mesma acredito tanto na pesquisa que colocaria minha filha nos testes.'

Fonte: UOL

Nenhum comentário: