quinta-feira, 11 de julho de 2013

Incêndio destrói cadeiras de rodas elétricas de gémeas com paralisia


Publicado ontem

PAULO LOURENÇO
 

 1441 14 3
Duas irmãs gémeas que sofrem de paralisia cerebral, viram, em cinco minutos, a luta de uma vida pela autonomia destruída pelo fogo, que consumiu a carrinha da família e as suas cadeiras de rodas.
 
foto DR
Incêndio destrói cadeiras de rodas elétricas de gémeas com paralisia
Chamas destruíram por completo a carrinha e as cadeiras elétricas das duas gémeas
 
Inês e Rita Lagartinho são um exemplo de luta contra a adversidade e da aposta numa luta permanente contra as barreiras impostas pela paralisia cerebral, que as afeta desde nascença. As duas jovens, 17 anos, residentes em Massamá, Sintra, terminaram o 12.oº ano e estão a candidatar-se à faculdade.
Deslocam-se diariamente nas cadeiras de rodas elétricas que a família adquiriu, com apoio da Segurança Social, há dois anos, o que lhes garantia a autonomia total dentro do espaço escolar.
Tudo mudou porém na noite do último domingo. "Vínhamos na carrinha, a entrar no IC19, quando senti um cheiro a fumo. Abri a janela e percebi que não era de fora, mas o computador de bordo nada avisou. Quando voltei a ligar o ar condicionado, percebi que a parte de baixo já estava em chamas. Parei e tentei abrir a porta da mala, para tirar as meninas pela rampa adaptada. Mas já não consegui, porque o curto-circuito havia bloqueado todo o sistema elétrico", conta, ainda visivelmente emocionada, Helena Oliveira, a mãe.
Com auxílio de duas outras filhas e do genro, Helena conseguiu retirar Rita e Inês do veículo.
"Eram as pernas delas"
Ler Artigo Completo(Pág.1/3)Página seguinte
 
 

Nenhum comentário: