segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Andef terá 36 jovens atletas nas Paralimpíadas Escolares deste ano


Andef terá 36 jovens atletas nas Paralimpíadas Escolares deste ano

Jogos Paralímpicos Escolares

Por Danielle Lima (danielle@andef.org.br)


A Andef terá 36 jovens atletas representando o Rio de Janeiro nas Paralimpíadas Escolares deste ano, que vão acontecer em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de outubro. Com uma delegação mais forte do que no ano passado, a Andef espera trazer mais medalhas. A disputa pelo pódio vai acontecer em sete modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e em cadeira de rodas, futebol de 7 (PC) e bocha.
Principal evento esportivo para jovens com deficiência do mundo, a Paralimpíada Escolar será realizada pelo terceiro ano consecutivo na cidade de São Paulo. Cerca de duas mil pessoas – entre estudantes e comissão técnica – de 24 estados e o Distrito Federal confirmaram suas inscrições, superando o recorde de 958 atletas que participaram da competição no ano passado.
Dez modalidades compõem o programa de provas das Paralimpíadas Escolares em 2012: Atletismo, Bocha, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado. Participam da competição jovens entre 12 a 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial, e que tenham algum tipo de deficiência física, visual ou intelectual.
Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano. São 783 alunos do sexo masculino e 417 mulheres, num total de 1200 atletas. A maior delegação é a de São Paulo, com 135 alunos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 122 atletas e Santa Catarina, com 101. Com dois alunos, o Mato Grosso é o estado com a menor delegação. Além dos atletas, 766 pessoas integram as comissões técnicas, num total de 1966 inscritos.

Nenhum comentário: