segunda-feira, 8 de outubro de 2012

undadora da Andef, Tania Rodrigues é eleita vereadora em Niterói


Fundadora da Andef, Tania Rodrigues é eleita vereadora em Niterói

Atleta da Andef de Tiro Esportivo Débora Campos (Reprodução do Facebook)

Por Danielle Lima (danielle@andef.org.br)


Uma grande notícia para as pessoas com deficiência de Niterói. Isto porque, a fundadora da Andef, Tania Rodrigues, foi eleita vereadora na cidade com 4.437 votos, nas eleições que aconteceram no último domingo (07/10). Ela foi a quinta mais votada entre os eleitos para a Câmara Municipal.
Tania ficou muito contente com o reconhecimento do trabalho de mais de 30 anos em prol da melhoria daqualidade de vida das pessosa com e sem deficiência. "Quero agradecer a todos as pessoas que confiam e acreditam no meu trabalho. Já fizemos Niterói a cidade mais acessível do estado do Rio de Janeiro. Agora, vamos fazer de Niterói a cidade mais acessível do Brasil", afirmou.
Conheça Tania Rodrigues
Aos três anos, quando começava a dar seus primeiros passos, Tania contraiu o vírus da poliomielite, limitando os movimentos das pernas. Filha de família humilde, Tania encontrou nos pais e amigos a força e a determinação para superar as limitações e se tornar uma vencedora. Como fez inúmeras intervenções cirúrgicas, Tania usou os leitos hospitalares para se dedicar aos estudar. Aos 17 anos, ingressou na faculdade de Medicina e, aos 23, já era médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Com a vida no caminho da estabilização, Tania conseguiu então se dedicar a cuidar da vida de pessoas que enfrentavam as mesmas dificuldades que ela. Em 1981, juntou amigos e fundou a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), levando a instituição ao patamar de maior instituição de pessoas com deficiência do Brasil e uma das maiores do mundo. A militância no movimento das pessoas com deficiência e pela melhoria das condições de Saúde levou Tania ao parlamento.
Foi vereadora e deputada estadual por dois mandatos, colocando-se sempre à disposição das lutas mais justas da população. Tania presidiu a Comissão de Saúde da Alerj, foi relatora de importantes CPIs, como a que apurou a morte de 102 idosos na Clínica Santa Genoveva. É autora de leis importantes como a que reduz da carga horária das assistentes sociais para 30 horas semanais.
Nos últimos três anos, esteve à frente da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania, colocando Niterói novamente no caminho de cidade acessível para todos. Pela mesma rampa que passa um cadeirante, passa também as gestantes, as mães com seus carrinhos de bebê, os idosos, obesos, cardíacos, enfim, todos aqueles que têm sua mobilidade reduzida seja permanente ou temporária.

Nenhum comentário: