sábado, 20 de outubro de 2012

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2012 - RIO DE JANEIRO SUPERA SÃO PAULO E É O NOVO CAMPEÃO DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2 0 1 2

Comitê Paralímpico Brasileiro

RIO DE JANEIRO SUPERA SÃO PAULO E É O NOVO CAMPEÃO DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2 0 1 2. O DEPARTAMENTO DE ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA SECRETARIA  DE ESTADO DE  ESPORTE E LAZER DO ESTADO DO RO DE JANEIRO PARABENIZA A TODOS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE CONTRIBUÍRAM PARA ESTA CONQUISTA MUITO VALIOSA PARA NOSSO ESTADO.

20 de outubro

Com maior pontuação geral, delegação fluminense vence a competição, seguida por São Paulo e Santa Catarina
Após três dias de disputas em 10 modalidades, as Paralimpíadas Escolares 2012 já tem seus vencedores. A competição, que começou oficialmente no dia 16 – com a cerimônia de abertura – e terminou nesta sexta-feira, 19, teve como destaque as delegações do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, maiores pontuadores na classificação geral.
Considerado o maior evento esportivo do planeta para atletas em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares reuniram em São Paulo mais de 1200 competidores de 24 estados e Distrito Federal.
“Nas Paralimpíadas Escolares temos a oportunidade de identificar novos talentos, já pensando também nos Jogos Rio 2016. Além disso, o maior legado das Paralimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania. Nesta edição tivemos ótimas surpresas, que contribuirão com a renovação do alto rendimento. Parabenizo a todos os estados que se esforçaram para estarem aqui e aos atletas que fizeram o seu melhor seja em quadra, no campo, na piscina ou na pista”, afirmou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
Para o coordenador técnico nacional da Natação, Murilo Barreto, os atletas evoluíram com relação ao ano passado.
“Pudemos perceber que a Natação continua evoluindo não só na quantidade de atletas participantes, mas principalmente em qualidade. Destaco as classes que estavam em déficit em termos de qualidade, como a S13 e a S14, nas quais posso citar os paulistas Felipe Caltran e o Guilherme Batista Silva, respectivamente. Entre outros atletas, eles são boas promessas para a nossa modalidade”, revelou.
Os cariocas provaram ser bons de bola ao conquistarem o título no Futebol de 5 e Futebol de 7. Na modalidade para paralisados cerebrais (Fut 7), o Rio garantiu o tricampeonato, e no Fut 5 (deficientes visuais), a vitória veio pelo saldo de gols.
“Tivemos algumas boas revelações e vimos novos talentos surgindo. Destaco o Julio Cesar, goleiro de Santa Catarina, e o Thiago Leonardo, jogador de Mato Grosso do Sul. Todos os atletas que estiveram aqui estão sendo observados e, claro, os melhores podem ter chance na Seleção Brasileira”, disse Paulo Veiga Cabral, coordenador técnico nacional do Futebol de 7.
Para encerrar o evento, após a cerimônia de premiação dos estados vencedores da edição de 2012, a festa foi animada pelas Viva Noite – do Programa Pânico – e Restart , que fez um show exclusivo .
As Paralimpíadas Escolares contaram com a realização do CPB em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.
Classificação final geral
1º Rio de Janeiro – 80 pontos

2º São Paulo – 69 pontos

3º Santa Catarina – 35 pontos
Confira os três melhores por modalidade:
ATLETISMO1º São Paulo – 448 pontos
2º Paraná – 470 pontos
3º Minas Gerais – 427 pontos
BOCHA1º Mato Grosso do Sul – 48 pontos
2º Santa Catarina – 43 pontos
3º São Paulo – 39 pontos
FUTEBOL DE 51º Rio de Janeiro – 10 pontos
2º Maranhão – 7 pontos
3º São Paulo – 5 pontos
FUTEBOL DE 71º Rio de Janeiro – 10 pontos
2º Mato Grosso do Sul – 7 pontos
3º Distrito Federal – 5 pontos
GOALBALL1º Rio de Janeiro – 15 pontos
2º São Paulo – 14 pontos
3º Distrito Federal – 11 pontos
JUDÔ1º Rio de Janeiro – 125 pontos
2º São Paulo – 42 pontos
3º Espírito Santo – 29 pontos
NATAÇÃO1º São Paulo – 801 pontos
2º Rio de Janeiro – 428 pontos
3º Santa Catarina – 341 pontos
TÊNIS DE MESA1º São Paulo – 88 pontos
2º Santa Catarina – 52 pontos
3º Minas Gerais – 46 pontos
TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
1º Rio de Janeiro – 40 pontos
2º Goiás – 30 pontos
3º Distrito Federal – 18 pontos
VÔLEI SENTADO1º Pará – 10 pontos
2º Rio de Janeiro – 7 pontos
3º Minas Gerais – 5 pontos
FOTOS: Disponíveis em www.fotocom.net e www.flickr.com/cpboficial
Comunicação CPB (imprensa@cpb.org.br)
Janaína Lazzaretti
Ananda Rope
Estagiário: Jorge Macedo


Nenhum comentário: