sábado, 20 de outubro de 2012

RUGBY ADAPTADO BRASILEIRO PRESENTE EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Comitê Paralímpico Brasileiro



19 de outubro
A equipe da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), participou com sucesso do Congresso Norte Americano de Atividade Física Adaptada, o Nafapa, realizado na cidade de Birmingham, no Alabama. O Congresso, um dos mais relevantes do mundo nesta área de conhecimento, reuniu profissionais de 19 países da África, Américas, Ásia e Europa.
A equipe brasileira foi composta pela Coordenadora de Saúde da ABRC, Dra. Márcia Fernandes, Dr. Marcelo Borner, professor Gabriel Mayr e o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Luiz Cláudio Pereira. Foram apresentados dois trabalhos: Most relevant injuries on Brazilian wheelchair rugby national team athletes e Study of body temperature in athletes with incomplete spinal cord injury practitioners from wheelchair rugby
Com participação destacada no Nafapa, a equipe brasileira realizou intercâmbios com diversos profissionais, que se interessaram bastante pelos estudos apresentados. O interesse se traduziu em convites para apresentação de trabalhos nas próximas edições do Nafapa, além de um evento relacionado ao gênero, que será realizado em Cuba e o Isapa 2013, principal congresso científico de educação física adaptada do mundo, que será realizado em Istambul, na Turquia.
Para a Coordenadora do Departamento de Saúde da ABRC, Dra. Márcia Fernandes, a participação no Nafapa representa um marco na liberdade de produção de conhecimento no que diz respeito ao corpo lesado. Já o vice-presidente do CPB, Luiz Claudio Pereira, ressaltou que por meio de ações como esta, de buscar conhecimento para transformar o impossível em possibilidades, O Brasil se tornará grande e consolidado na excelência paralímpica.

Nenhum comentário: