domingo, 21 de outubro de 2012

Cadeira de rodas inovadora consegue subir escadas

Cadeira de rodas inovadora consegue subir escadas



Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar
Uma cadeira de rodas com "pernas" que é capaz de subir escadas poderá vir a revolucionar a vida das pessoas com mobilidade reduzida que se debatem com obstáculos a cada esquina. A invenção desenvolvida no Chiba Institute of Technology, no Japão, ainda está em fase de protótipo, mas os resultados conseguidos até ao momento estão a animar os seus criadores.
 
De acordo com a Diginfo.tv, o robô, que tem quatro rodas, é capaz de completar uma grande variedade de movimentos. Além de circular normalmente, como uma cadeira convencional, é capaz de ultrapassar obstáculos caso se depare com um degrau ou outro impedimento do género, fazendo as rodas funcionar como "pernas".
 
Além disso, quando o utilizador da cadeira de rodas está a deslocar-se num terreno que não é plano, esta consegue controlar o assento, garantindo que o mesmo se mantém estável. Tudo o que é preciso fazer é dizer-lhe, através de um comando, em que direção deve ir, e o robô adapta-se e reconhece automaticamente o local em volta, movendo-se de forma adequada.
 
"O robô tem sensores nos 'pés' para detetar se existe algo perto de si. Também consegue calcular a que distância está de um degrau e, usando de forma coordenada vários componentes, é capaz de estimar a altura do degrau", explica Shuro Nakajima, que liderou a equipa responsável pela criação.

Cadeira vai ser testada por utilizadores com deficiência
 
"Se o robô detetar um degrau, é capaz de calcular se consegue ou não levantar a 'perna' mais próxima. O levantamento das 'pernas' não é imediato, o sistema faz alguns movimentos preparatórios para garantir a estabilidade da cadeira", assegurando também a segurança do utilizador, acrescenta Nakajima em declarações à DigInfo.tv.
 
Segundo os seus mentores, esta cadeira inovadora dispõe ainda de um sistema que lhe permite rodar sobre si própria, o que permite uma inversão de marcha fácil, até em espaços apertados. "O meio mais eficiente de nos deslocarmos em superfícies pavimentadas é usar rodas, como acontece com os carros. Portanto, o nosso robô usa maioritariamente rodas, mas rodas que se conseguem transformar em rodas", salienta o coordenador.
 
O próximo passo do projeto, adianta Nakajiama, será "disponibilizar o robô a um grupo de pessoas com mobilidade reduzida para o avaliarem, de forma a afinar a experiência do utilizador". Entretanto, a equipa continuará a apresentar o conceito ao mundo, mostrando-se satisfeita com os benefícios que já concluiu que esta cadeira pode oferecer.


Fonte: http://www.boasnoticias.pt/noticias_Cadeira-de-rodas-inovadora-consegue-subir-escadas_13008.html

Nenhum comentário: