A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia entre 7 e 10 de novembro, o III Congresso Paralímpico Brasileiro e o II Congresso Paradesportivo Internacional.
O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Departamento de Educação Física da UFRN e conta com a participação do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
As conferências nos congressos serão as primeiras de preparação do Brasil para receber a Paralimpíada no Rio de Janeiro em 2016. O objetivo é discutir, promover e incentivar a produção do conhecimento científico sobre o esporte paralímpico, assim como capacitar profissionais para atuarem na área.
Segundo o professor do Departamento de Educação Física e coordenador dos congressos, Breno Guilherme, a UFRN foi escolhida para sediar os eventos por dois motivos: um, por ser o estado um grande berço de atletas paralímpicos e o outro, devido à grande credibilidade da Universidade na área de pesquisa e extensão sobre o tema.
Durante os eventos, também serão realizadas uma retrospectiva e avaliação das Olimpíadas de Londres, além de ser apresentada aos participantes a proposta de infraestrutura da Olimpíada do Rio.
Os congressos são destinados a pesquisadores, docentes universitários, acadêmicos e professores de Educação Física e profissionais de áreas relacionadas ao Esporte Paralímpico de Alto Rendimento.
Nos eventos serão ministrados cursos e minicursos para capacitar os profissionais da área que queiram atuar com esporte paralímpico. Haverá também exposição de banners da área da saúde, mesas-redondas e conferências.
As inscrições podem ser realizadas no site do III Congresso Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org/congresso) até o dia 20 de outubro e custam R$ 100, para profissionais e R$ 70, para estudantes.
Os pesquisadores que quiserem apresentar pôsteres no congresso terão, até o dia 12 de outubro para submeter seus trabalhos. As normas para a submissão também estão disponíveis no site.
O III Congresso Paralímpico Brasileiro terá capacidade para somente 1.000 participantes. Por isso, o Departamento de Educação Física sugere que os alunos da UFRN que desejarem participar, devem realizar suas inscrições o quanto antes, pois não haverá vagas extras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário