1ª Atividade
Recursos: Internet (vídeos)
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens do Basquete Paraolímpico ou sugerir uma atividade de pesquisa junto aos alunos. Neste caso, divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados ao Basquete Paralímpico.
Vídeos para subsidiar a pesquisa dos alunos:
- http://www.youtube.com/watch?v=4GZzBmQibKM
- http://www.youtube.com/watch?v=wn-9AXZJvXs
- http://www.youtube.com/watch?v=ObGXsFHIxgs
2ª Atividade - Brincando de Basquete na Cadeira
Recursos: Bolas de Basquete – 1 para cada grupo de alunos(as); e cadeiras de plástico (1 por aluno).
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: na quadra de basquete, proponha a divisão da turma em grupos. Cada membro dos grupos estará sentado em uma cadeira. Cada grupo poderá praticar passes (passes quicado, passes de peito e passes por cima) e arremessar bolas na cesta. Além disso, terão que elaborar formas de deslocamentos com a cadeira no espaço da quadra. Professor(a), você pode ajudar demonstrando formas de deslocar: 1 - segurando a cadeira com as duas mãos e mantendo a cadeira próxima do glúteo e/ou 2 - levando a cadeira para algum ponto da quadra e, posteriormente, sentar novamente e receber e arremessar para o colega. O Objetivo principal da atividade é que os alunos se familiarizem com as limitações e com as possibilidades de deslocamento e de dribles durante as atividades. Sugira a brincadeira do “peruzinho”, onde o “peru” ficará em pé, enquanto os demais jogadores sentados tentam enganá-lo trocando passes. No momento em que conseguir tomar a bola, ele trocará de lugar com o último a tocar na bola.
3ª Atividade - Jogando o Basquete de Cadeira
Recursos: Bola de Basquete e cadeiras
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade, divida a turma em dois times com número igual de participantes. Peça para os times organizarem-se no espaço. Proponha um jogo de basquete onde os jogadores, sentados nas suas respectivas cadeiras, irão trocar passes até conseguirem acertar a cesta. Professor(a), na atividade, estabeleça algumas regras básicas para o jogo, tais como: é permitido deslocar-se com a cadeira durante o ataque do seu time em três pontos da quadra; o arremesso à cesta e o passe para o companheiro da equipe só pode ser realizado se o jogador estiver sentado na sua cadeira.
Possibilidades de ampliação:
Quanto ao espaço – Visitas a grupos que praticam o basquete paraolímpico são interessantes de serem realizadas e programadas junto com os alunos.
Quanto ao corpo do colega: Incentive a criação de jogadas em que o colega seja essencial para sua realização.
Quanto ao material: O(a) professor(a) poderá colocar variadas bolas no momento do jogo. Além disso, utilizar bolas de vôlei faz-se interessante, uma vez que quicam mais que as bolas de basquete.
Essa atividade foi extraída da aula Basquete na cadeira? Como se joga?, do professor Túlio Campos - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário