terça-feira, 24 de setembro de 2013

Visando aos Jogos de 2020, Mundial de Handebol paralímpico é realizado no Brasil

Visando aos Jogos de 2020, Mundial de Handebol paralímpico é realizado no Brasil

Modalidade disputada em cadeira de rodas foi criada por professores brasileiros
23/09/2013 10:40 - Atualizado em 23/09/2013 10:40
Por ahe!
RIO
O Brasil recebe, a partir desta segunda-feira, a primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas. Os jogos serão disputados em Curitiba (PR), no ginásio Tarumã, até o próximo sábado. Os países participantes serão Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

- Será uma excelente oportunidade para promover a modalidade. Teremos observadores de Portugal e da Federação Europeia. Nosso objetivo é promover o Mundial de dois em dois anos e buscar que ele entre para o programa dos Jogos Paralímpicos, em 2020. É muito bom ver a modalidade crescer - comentou Décio Calegari, presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

A modalidade, criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato, possui dois modos diferentes de se jogar. A primeira, com sete atletas, assim como no handebol de quadra, conta com as categorias masculina e feminina. A outra, com quatro jogadores, assim como o handebol de areia, nas categorias masculino A de pontuação alta, masculino B de pontuação baixa, feminino e mista.

Nenhum comentário: