terça-feira, 24 de setembro de 2013

Comitê Paralímpico Brasileiro foca recursos em esportes de inverno


O Brasil enviará pela primeira vez, em 2014, atletas aos Jogos Paraolímpicos de Inverno. Caberá ao snowboarder André Cintra e ao esquiador Fernando Aranha representar o país na cidade russa de Sochi, em fevereiro.
Ambos não brigarão por medalha. Mas o pioneirismo está dentro de um projeto de longo prazo do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para massificar a modalidade.

Sem Jadel, Brasil define equipes de bobsled que vão brigar por vaga em Sochi-14
A entidade passou a ter por obrigação empregar 0,5% do que ganha de repasse da Lei Piva em esportes paraolímpicos de inverno --de aproximadamente R$ 500 mil.

Também fará um pedido de convênio de R$ 1 milhão ao Ministério do Esporte na próxima chamada pública, que ocorrerá ainda nesse ano.

Ricardo Nogueira -29.dez.11/Folhapress 
O cadeirante Fernando Aranha, atual pentacampeão da São Silvestre, na Major Natanael, que faz parte do novo percurso da prova
O cadeirante Fernando Aranha, atual pentacampeão da São Silvestre
Como apenas dinheiro não garante medalha, o CPB tem feito há um ano parceria com a CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) para recrutar talentos.

"Temos um estudo para identificar em quais modalidades devemos investir a longo prazo", afirmou Andrew Parsons, presidente do CPB.

"Em reuniões com a CBDN formatamos uma metodologia para buscar tirar talentos para os esportes de inverno."

A partir do próximo ano, os dois parceiros sairão à cata de interessados. Vão recorrer a atletas outras modalidades paraolímpicas, sobretudo atletismo e natação.

Segundo Parsons, a meta é que a partir no próximo ciclo olímpico o país já tenha uma delegação maior.

Marcelo Justo/Folhapress
Andrew Parsons, do Comitê Paralímpico
Andrew Parsons, que preside o Comitê Paralímpico
O dirigente aponta o estado embrionário dos Jogos Paraolímpicos de Inverno como motivação. "Só 500 atletas participam. Ainda é pouco Podemos encontrar uma brecha e ter bons atletas."

Um dos brasileiros que vão aos Jogos de Sochi foi "raptado" de outro esporte.

Fernando Aranha, que disputará o esqui cross country na Olimpíada, era do basquete em cadeira de rodas.

O outro representante nacional na Rússia, André Cintra, compete no snowboard.

Nenhum comentário: