sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pesquisa sobre Deficiência Auditiva - Resultados parte I

Pesquisa sobre Deficiência Auditiva - Resultados parte I




Este relato é para todos aqueles que participaram do Projeto Inclusão Social via socialização on-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)(CNPq), ao permitirem que seus blogs fossem observados. E, também, para todos aqueles que podem vir a participar deste ou de outro projeto.

Para analisarmos esta rede social, a técnica metodológica empregada fora a netnografia. Trata-se de estudo das culturas e comunidades on-line, mediadas por computador. Neste estudo, a netnografia é utilizada para identificação, seleção e coleta de dados em blogs de pessoas com Deficiência Auditiva ou de especialistas sobre o tema. Foram encontrados 63 blogs.

Para estes, fora enviado um pedido de autorização via comentário no próprio blog. Recebemos onze retornos positivos por e-mail, sendo cinco de blogueiros brasileiros e seis de portugueses. Destes, sete blogs são de autores com deficiência auditiva e quatro de profissionais ligados à área. Chamou a atenção que quase todos os blogs foram criados em 2007, que os autores de blogs, em sua maioria, escrevem em mais de um blog e que entre os interesses em se manter um blog está: 1) ampliar os canais para a discussão sobre o tema; 2) dividir questões pessoais.

Posteriormente, enviamos um Termo de Compromisso via e-mail, bem como um questionário ao qual seis blogueiros responderam. Foram organizadas tabelas separando postagens e comentários para melhor análise. Também, fora elaborado o mapeamento da rede através do software Cmap Tools para permitir a visualização gráfica desta rede, identificando quais desses blogs estão linkados aos demais.

Verificamos, entre os blogs analisados, que o aspecto de rede é bastante fragmentado, havendo apenas alguns poucos links em comentários entre uns e outros. Notamos também que há um contato bastante restrito entre os deficientes auditivos e profissionais da área nessa rede, resumindo-se ao agradecimento pelo interesse na temática dos primeiros nos blogs dos segundos. Acreditamos que a qualidade de informações contida nos blogs de especialistas devesse ser mais divulgada através de um contato mais próximo com os outros membros da rede.

Também percebemos que enquanto os profissionais especializados em deficiência auditiva escrevem exclusivamente sobre este tema, entre os demais blogueiros analisados,a temática é variada (futebol, férias, filmes, vida universitária), incluindo a questão auditiva.

Quando o assunto é este, verificamos que o Implante Coclear e outros instrumentos que auxiliam a audição é tema polêmico na “comunidade dos surdos”. Através de postagens, percebemos a determinação em mostrar o quanto essa cultura é heterogênea, sendo composta por diferentes visões de mundo, sonhos e planos individuais. Assim como é notória a satisfação de quem fez o implante ao fazerem suas “conquistas sonoras”.

Notamos também que a ausência de comentários ou postagens de pessoas que são contra esses implantes. Será que o posicionamento ideológico de não seguir valores da cultura oralista faz com que as pessoas que tenham esse posicionamento não se interessem em escrever a Língua Portuguesa, fundamental para a escrita em blogs, e, assim, se dediquem a aprender e a praticar apenas a Linguagem de Sinais? Ficamos com essa dúvida.

Muito obrigada a todos que tornaram essa pesquisa possível. Assim que publicarmos os dois artigos científicos referentes à análise desta rede, colocaremos um link para ele deste blog.
Equipe:
Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale)
Bruna Chilanti Cordeiro (Bolsista de Iniciação Científica Feevale)
Arnoldo Benkenstein (Bolsista de Iniciação Científica CNPq)
Marcos Maciel da Rosa (Bolsista de Iniciação Científica Feevale)

Nenhum comentário: