Equipamentos futuristas automatizam cadeiras de rodas

A tecnologia, utilizada de maneira consciente e abnegada, tem o intuito de servir à evolução humana, ajudando o homem a superar limites, tanto internos quanto externos.
A empresa de tecnologia Whill desenvolveu equipamentos elétricos que transformam cadeiras de rodas comuns em cadeiras automatizadas. O equipamento Whill Type A é uma cadeira elétrica completa, e o Whill Concept, um acessório para cadeiras de rodas comuns, que prometem revolucionar o mercado de acessibilidade. Ambos têm bateria com autonomia de até 20 Km, pesam cerca de 35 Kg e possuem visual de filme de ficção científica.
A Whill Type A possui um assento que não contém medidas ergonômicas para pessoas com deficiência física, o que indica que ele será comercializado, inicialmente, como uma opção de mobilidade pessoal. Sua bateria possui autonomia de até 20 quilômetros com uma única carga, o suficiente para um veículo pequeno que percorre curtas distâncias.
Equipamentos futuristas automatizam cadeiras de rodas
Whill Type A
Já o modelo Whill Concept é um acessório parecido com um fone de ouvido gigante, que se acopla facilmente a uma cadeira de rodas normal, automatizando a tração das rodas e facilitando a locomoção. Os comandos são realizados através de uma barra de direção localizada na altura das mãos do usuário.
O grupo de desenvolvedores da Whill é formado por engenheiros japoneses que já trabalharam em grandes empresas, como Nissan, Sony e Olympus. A equipe criou alguns protótipos que, no momento, estão em processo de produção. O lançamento é esperado no mercado americano para o início de 2014.
Equipamentos futuristas automatizam cadeiras de rodas
Whill Concept