quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Brasil soma quatro indicações ao Paralympic Sports Awards

Brasil soma quatro indicações ao Paralympic Sports Awards

Nesta quarta-feira, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou a lista de indicados ao Paralympic Sports Award, premiação realizada sempre um ano após os Jogos Paralímpicos de Verão e de Inverno. Nesta edição, a cerimônia será no dia 23 de novembro, em Atenas (GRE), e o Brasil concorre com quatro indicados: o nadador Daniel Dias, a velocista Terezinha Guilhermina, a equipe de futebol de 5 e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e chefe de missão em Londres, Edílson Rocha, o Tubiba.
Daniel Dias conquistou seis medalhas de ouro na natação nas Paralimpíadas de Londres-12 e concorre na categoria melhor atleta masculino. Na mesma categoria, só que feminina, Terezinha Guilhermina, que ganhou dois ouros no atletismo (100m, com recorde mundial, e 200m, com recorde dos Jogos, classe T11), representa o Brasil.
Na lista dos melhores times está a equipe brasileira de futebol de 5 (para cegos), que ganhou a terceira medalha de ouro consecutiva na Inglaterra. A Seleção Brasileira ganhou todos os ouros desde que a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos, em Atenas-04.
Na relação dos melhores oficiais, Edílson Rocha, o Tubiba, concorre com outras duas autoridades. Ele é diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e liderou uma delegação composta por 182 atletas, que ficou no sétimo lugar geral no quadro de medalhas, resultado inédito.
"Todas essas indicações só mostram a importância do Brasil no cenário paralímpico internacional. Isso é mais um fruto do nosso desempenho inesquecível em Londres, quando subimos ao lugar mais alto do pódio 21 vezes. Vamos torcer para que nossos indicados conquistem mais esse prêmio para o Brasil", disse o presidente do CPB, Andrews Parsons.
Em 2005, o Brasil venceu o Paralympic Sport Awards com Clodoaldo Silva, na categoria melhor atleta masculino. Na época, o nadador recebeu o reconhecimento pelas seis medalhas de ouro e uma de prata conquistadas nas Paralimpíadas de Atenas-04.
Confira a lista de atletas indicados em seis categorias:
Melhor atleta (feminino)
Yunidis Castillo (CUB) - atletismo 
Terezinha Guilhermina (BRA) - atletismo 
Zarah Nemati (IRA) - tiro com arco 
Esther Vergeer (HOL) - tênis em cadeira de rodas 
Yu Chui Lee (HKG) - esgrima em cadeira de rodas
Melhor atleta (masculino)
Patrick Anderson (CAN) - basquete em cadeira de rodas 
Ryley Batt (AUS) - rúgbi em cadeira de rodas 
Daniel Dias (BRA) - natação 
Heinrich Popow (ALE) - atletismo 
David Weir (GBR) - atletismo
Melhor estreante (feminino)
Johanna Benson (NAM) - atletismo 
Michelle George (BEL) - hipismo 
Marlou Van Rhijn (HOL) - atletismo
Melhor estreante (masculino)
Raymond Martin (USA) - atletismo 
Jonnie Peacock (GBR) - atletismo 
Alex Zanardi (ITA) - ciclismo
Melhor time
Equipe australiana de rúgbi em cadeiras de rodas (masculina) 
Equipe brasileira do Futebol de 5 (masculina) 
Equipe canadense de basquete em cadeira de rodas (masculina)
Melhor oficial 

Edilson Rocha Tubiba (BRA) 
Sylvia Sekowska (ALE) 
Louis Barbeau (CAN)

Nenhum comentário: