segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Que mão que você quer perder primeiro?


Posted: 08 Oct 2012 02:46 AM PDT
Mariautu Kamara Mariautu Kamara nasceu e foi criada numa pequena aldeia de Magborou, no Oeste Africano de Serra Leoa.
Aos doze anos de idade durante a guerra civil em Serra Leoa, suas mãos foram cortadas por rebeldes que invadiram sua aldeia. Ela caminhou para o Hospital Connaught em Freetown (ao longo do caminho, ela foi ajudada por vários estranhos), onde a cirurgia foi realizada em seus braços para evitar a infecção. Lá, ela descobriu que estava grávida, depois de ter sido estuprada por um homem de confiança de seu pai, e deveria se casar quando completasse 16 anos. Mais tarde, ela deu à luz um filho a quem deu o nome de Abdul. A criança ficou doente e morreu 10 meses após o nascimento. Depois de ser liberada do hospital, Mariatu passou muitos anos mendigando enquanto vivia em um acampamento de amputados. Ela também se tornou parte de um grupo de teatro no acampamento, e, juntamente com muitos outros amputados de sua idade, foi capaz de aumentar a conscientização sobre os problemas de seu país através da dança.
Mariatu com seu bebê Abdul e sua "irmã" em um acampamento para amputados em Serra Leoa, em 2000. (Imagem: Daily Mail)Mariatu com seu bebê Abdul e sua “irmã” em um acampamento para amputados em Serra Leoa, em 2000. (Imagem: Daily Mail)
Graças ao apoio da UNICEF, ela conseguiu se mudar para o Canadá, onde promoveu a igualdade de direitos, bem como de educação.
Mariatu, agora com 23 anos, fala fluentemente Inglês e está estudando para ser uma conselheira e trabalhar com mulheres e crianças maltratadas. Ela é representante da UNICEF Especial para as Crianças em Conflitos Armados e fala para grupos da América do Norte sobre suas experiências. Embora esteja usando próteses, Mariatu tem mais facilidade de desenvolver suas atividades sem elas.
A guerra civil em Serra Leoa foi declarada encerrada em janeiro de 2002, depois de 11 anos.
Mariatu, 25 anos,  vive no Canadá (Imagem Daily Mail)Mariatu, 25 anos, vive no Canadá (Imagem: Daily Mail)
Trechos do livro da história de Mariatu escrito pela jornalista Susan Mc Clelland:
Eu me ajoelhei na frente dos meus captores, abaixei minha cabeça, e esperei. “Espere, um pouco”, disse o mais velho rebelde. Nós não queremos  você depois de tudo. “Eu não tinha certeza se tinha ouvido as palavras corretamente, então eu ficava parada.”
‘“Você pode ir”, repetiu o homem, acenando com a mão desta vez. Vai, vai, vai! “
Levantei-me lentamente e fui para o campo de futebol. “Espere!”, Ele gritou. Fiquei imóvel e dois rapazes pegaram suas armas e apontaram para mim. Esperei que o mais velho rebelde fosse atirar. Em vez disso, ele entrou na minha frente.
“Você deve escolher uma punição antes de sair”, disse ele. “Como o quê?” Eu murmurei. Lágrimas que eu já não podia segurar escorriam pelo meu rosto.
  Livro que conta a história de Mariatu Kamara escrito pela jornalista Susan Mc Clelland
“Que mão você quer perder primeiro?”, Perguntou ele.
O nó em minha garganta deu lugar a um grito. “Não”, eu gritei. Eu comecei a correr, mas foi inútil. O mais velho rebelde me pegou, seu grande braço envolvia minha barriga. Ele me arrastou de volta até o rebelde mais jovem e atirou-me ao chão. Três rapazes me puxaram pelos braços. Eu estava chutando agora, gritando e tentando acertá-los. Tiros encheu a noite. “Deus, por favor, deixe uma das balas perdidas atingir meu coração para que eu possa morrer”, eu orava.
“Por favor, por favor, por favor, não faça isso comigo”, eu implorei a um dos meninos. “Eu tenho a mesma idade que você. Talvez possamos ser amigos.”
“Nós não somos amigos”, o menino fez uma careta, puxando seu facão.
“Se você vai cortar as minhas mãos, por favor, me mate”, eu implorei a eles.
“Nós não vamos matar você”, disse o menino. “Nós queremos que você vá até o presidente e mostre a ele o que fizeram com você. Você não será capaz de votar nele agora. Peça ao presidente para lhe dar novas mãos.”
Eu não senti nenhuma dor. Mas minhas pernas cederam. Eu cai no chão enquanto o rapaz limpava o sangue do facão e ia embora. Como minhas pálpebras fechadas, eu podia ouvi-los rir. Como minha mente ficou escura, eu me lembro de perguntar a mim mesma: ‘O que é um presidente? “
(…)
  

Nenhum comentário: