sábado, 6 de outubro de 2012

PARALIMPIADAS ESCOLARES TEM RECORDE DE INSCRITOS



Edição de 2012 contará com 1200 atletas. Competição acontece pelo segundo ano consecutivo na capital paulista e reunirá competidores de 24 estados e Distrito Federal
São Paulo receberá entre os dias 16 e 19 de outubro a sétima edição das Paralimpíadas Escolares. Considerada a maior competição do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil, a disputa reunirá 1.200 competidores de 24 estados e Distrito Federal em 10 modalidades.
O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 de participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, e a menor do Mato Grosso, com apenas dois atletas num grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano.
Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, além de ser considerado um evento importante por promover a inclusão social e a promoção da saúde, as Paralimpíadas Escolares são tidas como grande celeiro de talentos.
“Nas Paralimpíadas Escolares temos a oportunidade de identificar novos talentos, já pensando nos Jogos Rio 2016 e 2020 (ainda sem sede definida). Além disso, o maior legado das Paralimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca.
As disputas acontecerão em três locais: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera (Atletismo), Parque Anhembi (Bocha, Judô, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado) e Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Bairro do Canindé (Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Natação e Tênis em Cadeira de Rodas).
Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.
Número de atletas por EstadoAcre – 56
Alagoas – 28
Amapá – 26
Amazonas – 16
Bahia – 7
Ceará – 33
Distrito Federal – 84
Espírito Santo – 42
Goiás – 44
Maranhão – 21
Mato Grosso – 2
Mato Grosso do Sul – 73
Minas Gerais – 96
Pará – 80
Paraíba – 29
Paraná – 66
Pernambuco – 21
Piauí – 8
Rio de Janeiro – 122
Rio Grande do Norte – 23
Rondônia – 24
Rio Grande do Sul – 40
Santa Catarina – 101
São Paulo – 135
Sergipe – 23
Comunicação CPB (imprensa@cpb.org.br)
Janaína Lazzaretti
Ananda Rope
Estagiário: Jorge Macedo

Nenhum comentário: