Tire suas dúvidas sobre inclusão
Neste fórum, a professora Rossana Ramos, da Universidade de Pernambuco, fala sobre como gestores podem transformar a escola para incluir de verdade
O número de alunos com deficiência incluídos em turmas regulares não para de crescer.
Em 2009, mais de 386 mil crianças e jovens com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades foram matriculados nas escolas brasileiras.
Os dados indicam que o pensamento dos gestores caminha a favor da diversidade, mas incluir de verdade implica mudar princípios, formar equipes e adaptar estruturas no ambiente escolar, garantindo a aprendizagem de todos - o que, na prática, pode tornar-se um grande dilema.
Embora a Lei 7.853 garanta, desde 1989, que todos os alunos com deficiência devam ser aceitos em salas de aula regulares, criminalizando a recusa a este direito, ainda é comum ouvir expressões como "não é possível" ou "não estamos preparados".
Embora a Lei 7.853 garanta, desde 1989, que todos os alunos com deficiência devam ser aceitos em salas de aula regulares, criminalizando a recusa a este direito, ainda é comum ouvir expressões como "não é possível" ou "não estamos preparados".
A questão está, justamente, em transformar o "não é possível" em "como tornar possível". A escola precisa oferecer atendimento adequado, manter uma boa relação com as famílias e com a comunidade, além de contar com uma estrutura física acessível para que todos os estudantes se desenvolvam.
Para que a inclusão aconteça de fato, é necessário que todos acreditem na sua eficácia. Por isso, Gestão Escolar preparou uma reportagem com 24 respostas para as principais dúvidas sobre inclusão e a professora Rossana Ramos, autora do livro "Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a Educação Inclusiva" (Ed. Summus, 128 págs.) participa de um fórum PERMANENTE sobre o tema.
Aproveite este espaço para trocar ideias e tirar suas dúvidas sobre inclusão. Basta publicar seu comentário abaixo e acompanhar as respostas da nossa consultora.
Para que a inclusão aconteça de fato, é necessário que todos acreditem na sua eficácia. Por isso, Gestão Escolar preparou uma reportagem com 24 respostas para as principais dúvidas sobre inclusão e a professora Rossana Ramos, autora do livro "Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a Educação Inclusiva" (Ed. Summus, 128 págs.) participa de um fórum PERMANENTE sobre o tema.
Aproveite este espaço para trocar ideias e tirar suas dúvidas sobre inclusão. Basta publicar seu comentário abaixo e acompanhar as respostas da nossa consultora.
Mais sobre Inclusão
FÓRUM
INFOGRÁFICO
GALERIA DE FOTOS
VÍDEO
MODELO DE FICHA
ESPECIAL
REPORTAGENS
- A escola que ensina a todos
- A inclusão que ensina
- Os fundamentos das deficiências e síndromes
- Saberes e atitudes de alunos com deficiência
- A legislação educacional que trata da inclusão
- Inclusão pede flexibilização
- Uma escola sem barreiras: espaços adaptados para alunos com deficiência
- Com ou sem inclusão, cada um no seu ritmo
- O uso de materiais flexibilizados em sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário