domingo, 22 de agosto de 2010

Empresas inclusivas beneficiam equipes

Empresas inclusivas beneficia equipe

Empresas com mais de cem funcionários que desejam preencher vagas com empregados deficientes devem estar atentas na hora de receber esses profissionais no ambiente de trabalho. A atenção especial a esse público será um dos assuntos a ser apresentado pela gestora nacional do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Loni Mânica, no 36º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, na próxima terça (17/8), em São Paulo.

“É importante que o departamento de recursos humanos conheça um pouco de cada deficiência para identificar e aproveitar melhor esses talentos quando inseridos em funções que proporcionam bom desempenho”, destaca Loni.

A especialista em Educação apresentará aos gestores dicas, exigências da Lei que obriga empresas a contratar deficientes e tirar dúvidas dos profissionais de recursos humanos. Também apresentará o conceito de empresa inclusiva.

“Vamos mostrar que, assim como os centros educacionais estão se preparando para receber esse público, as empresas também precisam ser inclusivas, com ambiente físico adequado para que as deficiências apresentadas sejam minimizadas dando segurança e autonomia para esse trabalhador, sem causar constrangimentos”, ressalta a gestora.

Segundo Loni, as indústrias que contratam profissionais com deficiência têm ganhos motivacionais. "Muitos desses profissionais mostram superações que podem agregar a equipe e motivar os colegas. Isso proporciona também um ambiente de trabalho mais humanizado quando são acolhidas pelas indústrias”.

Loni apresentará ainda experiências realizadas pelo Psai e as empresas para a capacitação de deficientes no cumprimento das cotas. “Planejamos cursos de acordo com a demanda das indústrias para que essas pessoas tenham habilidades exigidas pelo mercado. São ações que a partir de uma demanda específica de uma empresa oferecemos capacitação a esses jovens para que sejam inseridos no trabalho”, explica Loni.

O Senai promove em todo o país parcerias com indústrias para capacitar deficientes auditivos, físicos, visuais e motor. De 1999 até janeiro deste ano foram capacitadas mais de 57 mil pessoas pelo programa. Os alunos podem participar de aulas de informática, práticas administrativas e mecânica, entre outras áreas das 28 oferecidas pelo Senai.

O Senai distribuirá no Congresso cartilha com informações e abordagens sobre o recrutamento e seleção de deficientes. O evento será realizado na próxima semana (17 a 20/8), no Transamerica Expo Center, em São Paulo, sob a promoção Associação Brasileira de Recursos Humanos.
Para saber mais sobre o Congresso acesse www.conar.com.br. O link para o Psai é www.senai.br/psai.

Nenhum comentário: