domingo, 22 de agosto de 2010

CONHEÇA A THENAPA

Boas-vindas
videoo site da Rede Temática "Educação e Integração Social de Pessoas com Deficiência através de Atividade Física Adaptada". 

Esta rede europeia apoiada pela Direcção-Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia, vai tentar melhorar a integração das pessoas com deficiência por meio de atividade física adaptada e esporte em todos os países europeus.

Desta forma, este website deve incluir todas as informações como em todos os esforços do país são feitas para melhorar a integração através da atividade física adaptada.

Esta informação deve ser direcionado para pessoas com deficiência e motivá-la ou ele para iniciar e continuar um envolvimento muito ativo em atividade física adaptada e esporte. 

Dessa forma, cada sportsfederation para pessoas com deficiência devem encontrar um lugar neste site para anunciar suas informações.

O segundo objectivo desta temática Rede Europeia é a melhoria da formação de especialistas neste domínio, que muitas iniciativas foram tomadas nos últimos anos.

A fundação da Associação Europeia de Investigação em Actividade Física Adaptada, em 1989, em Bruxelas, foi um passo muito importante nesse desenvolvimento. 

Graças a esta associação, os peritos europeus criaram sob o impulso do falecido Dr. T. Williams Europeia no Mestrado de Actividade Física Adaptada, coordenado pela Universidade de Lovaina. 

Em 1992, um programa intensivo de APA foi criada pela Universidade de Bruxelas e desde 1998 ISEF de Torino coordena um Diploma Universitário Europeu, em APA. 

em nível nacional também muitas iniciativas foram tomadas em cada país sobre a formação de especialistas. Este site deve torná-lo possível trazer as informações relativas a todos esses programas de formação em conjunto e, naturalmente, deverá produzir programas de melhor.

Este site está apenas em fase inicial. Deve desenvolver-se como a ferramenta central de comunicação entre todos os membros e as organizações em cada país europeu e divulgar todas as informações úteis sobre a formação e os aspectos da integração da Actividade Física Adaptada e Esportes. 

Deve-se desta forma o Europeu guarda-chuva "de todas as organizações e programas de formação na área da APA.

Deve deste modo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas com deficiência.
No início do site, você encontrará as informações básicas sobre a rede temática, bem como as informações sobre as primeiras reuniões em Leuven (Bélgica), de 17-20 fevereiro, em Oslo (Noruega), a partir de maio 10-14.

Esperando que você irá compartilhar o nosso entusiasmo na realização dos objectivos desta importante iniciativa europeia assim, nós convidamos você a participar plenamente nele.
Coordenadores
Prof H. Van Coppenolle
Prof JC




REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates.
Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade física.
A actividade física desempenha um papel importante num estilo de vida activo e
um laser útil. As necessidades, motivações, aptidões e limitações que a deficiência ou a
doença ou outra razão implicam, devem ser conhecidas pelos profissionais que
trabalham com o movimento, a actividade física e o desporto.

Para aplicar esta perspectiva positiva, os profissionais em Educação,
Reabilitação, Recreação e Desporto necessitam de ter acesso a uma formação
profissional sobre a adaptação de actividades físicas.

Desta forma, os programas de formação para profissionais, em todos os níveis,
devem incluir conteúdos e experiências práticas sobre a adaptação de actividades
físicas, sobretudo no contexto da integração para pessoas com Necessidades Especiais.
Graças à Direcção Geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia,
iniciou-se, em 1999, uma rede temática sobre a integração social e educativa de pessoas
com deficiências.

Peritos fizeram uma análise do conhecimento básico disponível em Actividade
Física Adaptada (AFA) e definiram, em todos os programas e em todos os níveis, o
perfil fundamental para profissionais desta área.
Este “perfil ideal” pode ser comparado com a formação em diferentes níveis
educacionais em todos os países europeus.

De acordo com a definição de 1 (um) crédito europeu (1 crédito = a mais ou
menos 24 horas de trabalho para um estudante, incluindo a participação em aulas ou
prática, acrescido do tempo para a aprendizagem e avaliação).
60 créditos por ano é o número considerado para um ano lectivo de estudo a
tempo integral.
Menos de 60 créditos pode ser considerado como um número de créditos AFA
incluídos no currículo de um estudante ou um treino profissional completo ao nível de
voluntário, instrutor ou treinador. Os peritos desta rede temática investigaram ao nível
nacional o conteúdo de programas em quatro áreas objectivas: reabilitação, educação
física, recreação e desporto de rendimento. Investigaram, ainda, o número de créditos de
formação em AFA em todos os níveis existentes em cada país.

Com base nos resultados destas investigações, os peritos definiram o conteúdo
ideal dos programas, considerando que os seguintes módulos devem ser incluídos em
todos os currículos, de acordo com o nível e objectivos de cada programa:
- Conceito geral de AFA;

- Ciências Humanas e Desportivas aplicadas à AFA;

- Avaliação aplicada;

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates.
Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade física.
Apesar do desenvolvimento de legislação sobre a integração de pessoas com
deficiência, é um facto que demasiadas pessoas se encontram ainda excluídas e privadas
de oportunidades para participarem plenamente da sociedade. 

Só na Europa, as pessoas com deficiências constituem 10% da população total. Estas pessoas 
têm os mesmos direitos humanos que todos os outros cidadãos. O desporto e a actividade física 
não só têm assumido uma crescente importância em termos económicos mas também
desempenham um papel significativo no bem-estar físico, emocional e social de pessoas
com deficiências e necessidades especiais.

Embora o princípio da normalização tenha surgido na Europa há mais de 30
anos, a realidade é que crianças e adultos com deficiências não participam
frequentemente em actividades físicas ou programas desportivos, muitas vezes, por
perceberem que a sua participação será um fracasso e uma frustração. 
Muitos
professores ainda têm atitudes segregativas em relação às pessoas com deficiências.
Estas atitudes resultam, parcialmente, da falta de informação que estes profissionais
dispõem. O sistema educativo europeu encontra-se pouco preparado para responder às
necessidades de pessoas com deficiências, num ambiente integrado. 
De forma a
ultrapassar esta dificuldade educacional, foi criada, em 1999, a Rede Temática para a
Educação e Integração Social de Pessoas com Deficiência Através da Actividade Física
Adaptada (THENAPA), com o objectivo de definir e desenvolver uma dimensão
europeia da Actividade Física Adaptada (AFA). 

O objectivo da THENAPA era desenvolver a educação dos profissionais de AFA na Europa e, desta forma, desenvolver a qualidade da vida das pessoas com deficiência.

Os objectivos da THENAPA foram assim estabelecidos:

- Analisar as estruturas existentes de educação e formação ao nível interuniversitário
de associações europeias, organizações não-governamentais,
federações nacionais, centros de reabilitação e escolas especiais;
- Estabelecer uma rede de “reflexão e acção” apoiando a integração educacional
e social de pessoas com deficiência, através da AFA, em diferentes países;
Os resultados finais da THENAPA podem-se considerar em dois âmbitos
principais:

- A criação de programas de formação adequados e actualizados em AFA na
Europa, graças à definição de um perfil de base do especialista em Educação
Física Adaptada, organizado segundo diferentes níveis educacionais, de forma a
definir um “perfil ideal” do especialista em AFA (componente de formação);

- A criação e implementação de grupos nacionais para o desenvolvimento de
estratégias de integração que possam fornecer soluções para os problemas
nacionais sobre a integração social de pessoas com deficiência através da
actividade física (componente integração dividida em intervenção em classes
regulares de educação física e integração desportiva).

Durante os 3 anos de existência da THENAPA, representantes de 23 países
europeus desenvolveram um programa comum em AFA e desporto para ser incluído
nos cursos graduados e pós-graduados em Educação Física, Reabilitação, Recreação e
Desporto de Rendimento. Cada país-membro realizou um relatório sobre a situação das
pessoas com deficiências na educação e no desporto dos seus próprios países. 

Baseada nestes relatórios, a THENAPA formulou recomendações para o desenvolvimento de
estratégias de integração para pessoas com deficiências através da AFA em escolas e
contextos recreativos e desportivos.

RECOMENDAÇÕES DO PROJECTO THENAPA

Inclusão em Educação Física

Um passo importante para assegurar a integração é a promoção da educação
inclusiva, que não deve ser só destinada às pessoas com deficiências mas também à
sociedade como um todo, de modo a prepará-la para incluir pessoas com deficiências. A
AFA existe para aqueles que, por qualquer razão, são incapazes de participar com
segurança ou com sucesso nas aulas regulares de Educação Física. É através da
adaptação, modificação e mudança das actividades físicas que se torna possível a
participação da pessoa com deficiência.

Aulas de Educação Física

1. A integração deve começar no Jardim-de-infância;

2. As horas destinadas à Educação Física e as horas de formação para os
professores de Educação Física, ao nível pré-primário e primário, devem ser
aumentadas;

3. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de aulas de
Educação Física deveria ser aumentado em todos os níveis de educação.

Inclusão e Educação Física

1. Os professores de Educação Física devem proporcionar todas as adaptações
que a criança necessita. Devem, ainda, adaptar equipamento e tornar as
actividades possíveis, mesmo que a criança seja muito incapacitada.
2. A adaptação deve abranger métodos de ensino, materiais, estratégias e o
próprio currículo.

3. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais não devem ser excluídos
da Educação Física. O professor deve tomar uma decisão sobre o currículo,
com a supervisão de um médico e dos pais do aluno com deficiência.

4. Os profissionais de AFA e os professores de Educação Física devem ser
incluídos nas equipas médico-pedagógicas, sempre que estas equipas
decidam sobre as necessidades mentais, académicas ou educacionais dos
estudantes com deficiência que, de outra forma, excluem as pessoas
deficientes das aulas de Educação Física.

5. O programa de Educação Física deve ser considerado como uma parte
obrigatória da educação geral do aluno com deficiência. Cada criança com
uma deficiência tem o direito de participar na actividade física e deve ser
avaliada neste domínio.


Formação de professores

1. Deve ser alargada a quantidade e qualidade dos conteúdos de formação, bem
como as experiências práticas proporcionadas aos futuros profissionais.
2. Todos os cursos de Educação Física devem incluir cadeiras obrigatórias de
AFA.

Legislação para a Inclusão

1. A legislação existente nos diferentes países necessita de ser mais detalhada e
precisa. Por exemplo, muitas escolas secundárias seguem modelos
educativos diferentes e têm diferentes acessos à Educação Física.

2. A AFA deveria ser considerada no Plano de Educação Básica. Em muitos
países, existe uma lei de Educação Especial mas só em alguns esta lei se
refere à Educação Física.

3. Desenvolver uma política sobre integração e inclusão, avaliando a qualidade
da experiência das crianças e do próprio processo integrativo.
4. Deveria ser criado um sistema de controlo para o processo de integração e
inclusão.

A integração da pessoa com deficiência através do desporto e AFA

O desenvolvimento do desporto competitivo e recreativo para pessoas com
deficiência é um importante factor para a melhoria da qualidade das suas vidas, bem
como do seu bem-estar físico, psicológico e social.

 A percentagem de atletas com deficiência é baixa na maioria dos países europeus. Muitos representantes da THENAPA consideram que esta percentagem reduzida se deve à existência de variadas razões, tais como as numerosas barreiras (físicas, sociais e económicas), falta de
informação sobre práticas desportivas para pessoas deficientes, falta de cooperação
entre diferentes estruturas e falta de profissionais de AFA. As recomendações da
THENAPA sobre inclusão no desporto e nas actividades físicas adaptadas são:

1. A formação é necessária. Deve ser criado um sistema de recrutamento que
permita a colocação de mais especialistas em AFA e treinadores para as
federações e associações de desporto adaptado. Estes especialistas devem ter um
conhecimento adequado do campo bem como competências profissionais.

2. Deve ser desenvolvida e financeiramente apoiada a integração e cooperação
entre as organizações desportivas de pessoas não-deficientes e deficientes.

3. Cada país deveria fortalecer as ligações entre as federações de desporto para
deficientes e as restantes federações desportivas, adaptando as regras e os
regulamentos dos diferentes desportos.

4. Os governos deveriam tomar a responsabilidade de desenvolver políticas
nacionais a favor da igualdade de oportunidades de participação em todos os
níveis de desporto, financiando e proporcionando condições para a sua
organização, juntamente com organizações não-governamentais.

5. A acessibilidade aos recintos desportivos deverá ser melhorada.

6. As acções a favor da integração devem diferenciar-se de acordo com o tipo de
deficiência da pessoa, os seus desejos e possibilidades.

7. A base do desporto para pessoas deficientes deve ser a integração individual e
grupal, a cooperação e a interacção social.

- Conhecimento aplicado da deficiência, incapacidade e desvantagem;
- AFA e técnicas desportivas;
- Metodologia de investigação aplicada;
- Programação de treino em AFA;
- Sistema de classificação;
- Envolvimento social;
- Acessibilidade e equipamento;
- Experiência prática em AFA.
Os peritos recomendam que a AFA seja integrada na formação inicial de
profissionais em reabilitação, educação física e desporto. O número ideal de créditos é o
seguinte:

NÍVEIS

Treino vocacinal em Voluntário Instrutor Treinador Graduado Pós-Graduado
Reabilitação --- --- --- 7 11
Educação Física --- --- --- 6 15
Recreação 9 10 11 8 17
Desporto de rendimento --- --- 17 16 29

Em conclusão, os peritos recomendam que cada país, ao nível nacional:

1. Desenvolva um plano de acção no qual a AFA seja obrigatória em todos os
programas de formação em Reabilitação, Educação Física, Recreação e
Desporto de Rendimento a todos os diferentes níveis da formação.

2. Todos os profissionais de Actividade Física deverão possuir uma formação
reconhecida em AFA de forma a assegurar a integração de pessoas com
Necessidades Especiais.

3. A qualificação em AFA deve ser incluída na formação inicial, adicional e
contínua.

Ao nível europeu, a recomendação do grupo de peritos vai no sentido de
desenvolver programas de formação padronizados, terminologia e conceitos comuns,
trocas de informação e experiência, parcerias transnacionais e um sistema de
equivalências das formações realizadas nos diferentes países.







Nenhum comentário: