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Índice
Leituras selecionadas
Produção acadêmica
Banco Internacaional de Objetos Educacionais
Publicações UNESCO
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LEITURAS SELECIONADAS
Apresentamos nesta seção uma série de artigos, textos de reflexão e dicas com efeito demonstrativo, ou seja, trabalhos que reflitam e inspirem práticas inclusivas concretas. Se você é autor e/ou quer indicar algum trabalho envie-nos por e-mail para inclusive@inclusive.org.br
1 – Como saber se um escola é realmente inclusiva?
Romeu Sassaki traduziu e adaptou cinco textos elucidativos sobre as características mais importantes para observar-se numa escola inclusiva.
2 – O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular
Livreto de 60 páginas, publicado pelo Ministério Público, com apoio do MEC, que apresenta um referencial para a construção dos sistemas educacionais inclusivos, organizados para atender o conjunto de necessidades e características de todos os cidadãos. Elaborado por profissionais de diversas áreas e instituições ligadas a pessoas com deficiência, faz uma análise da legislação pertinente à educação especial e orientações pedagógicas que discutem a prática dos educadores. Pode ser acessada, baixada e reproduzida livremente.
3 – Vai escrever ou falar sobre deficiência? Saiba o que dizer e, principalmente, o que NÃO dizer
Que termos usar e não usar. Estas recomendações valem para a área de comunicação. Não se trata do politicamente correto, mas sim de legitimar avanços de mudança de mentalidade que as palavras devem refletir. Adaptado do guia Mídia Legal, da Escola de Gente, por Patricia Almeida.
4 – ”Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”
Trata-se de um texto de Maria Teresa Mantoan, que responde ponto a ponto várias dúvidas que estão na mente de todo o mundo sobre a educação inclusiva.
5 – O ensino da filosofia e da sociologia: contribuição para a inclusão escolar
Neste artigo, Guga Dorea reflete como o ensino de Filosofia e Sociologia na educação básica pode promover uma compreensão do lugar da inclusão entre os estudantes.
6 – Legislação sobre inclusão e deficiências
Acesse no link acima uma coleção de leis e peças legislativas que tratam da educação especial e direitos dos deficientes no âmbito federal.
7 – Publicações do MEC sobre inclusão
Leia e/ou faça download das publicações editadas pela Secretaria de Educação Especial do MEC sobre educação e inclusão.
8 – Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada
Organizada por Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital e editada pela CORDE – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, esta publicação traz os 50 artigos da Convemção comentados por estudiosos e especialistas no assunto.
9 – Leituras selecionadas na Rede Saci
Conheça diversos textos e artigos que refletem sobre a questão da deficiência e a inclusão social a partir da Rede Saci. A Rede SACI é uma realização da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da Universidade de São Paulo (CECAE-USP), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisa, e do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE-UFRJ).
10 – Educação Inclusiva – o que o professor tem a ver com isso?
O livro relata experiências, conhecimentos e informações sobre como as escolas podem integrar crianças com algum tipo de deficiência. O texto, de autoria da jornalista e escritora Lia Crespo, foi complementado por informações do site da Rede SACI (www.saci.org.br), especialmente do Observatório da Educação. Ricardo Ferraz assina as ilustrações, bem humoradas, que enfatizam o conteúdo. Constituindo-se assim em um importante produto produzido a partir da prática, criando um ambiente propício para o compartilhamento da informação e do conhecimento.
11 – Usando idéias de alunos para fazer o ensino mais inclusivo, Brasil
Leia neste texto as idéias pelas quais os alunos acreditam fazer o ensino mais inclusivo. O texto é uma tradução de Patricia Almeida do original em inglês “Using students’ ideas to make teaching more inclusive, Brazil”.
12 – Fracasso escolar: deficientes ou desmotivados?
Neste relato de experiência, busca-se discutir as atitudes das instituições escolares que, por não compreenderem as características individuais dos alunos e os fatores intra e extraescolares que contribuem para o seu rendimento, acabam
utilizando rótulos como distúrbios para justificar o fracasso daqueles que não se adaptam ao seu sistema pedagógico.
13 – Preconceitos na contramão da inclusão social
Neste texto, Romeu Sassaki desconstrói a imagem do preconceito inofensivo. Leia e entenda o porquê disso.
14 – Onde você guarda seu preconceito?
Nesse artigo, publicado originalmente no Overmundo, Flávio Herculano faz uma reflexão provocativa sobre as formas pelas quais o preconceito, seja qual for, pode estar enraizado no íntimo de cada um.
15 – O modelo social da deficiência
Publicado somente em espanhol e disponível para download, esta edição do CERMI faz uma análise detalhada da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência sob a ótica dos direitos humanos.
16 – O impacto da deficiência infantil
Artigo escrito pelo Dr. Ken Moses a respeito do impacto da deficiência na psicologia familiar. O Dr. Moses é um psicólogo que se devotou a auxiliar pessoas com crises, traumas e perdas. Ele é reconhecido nacionalmente como palestrante, autor e clínico que focou muito do seu trabalho com pais de crianças prejudicadas e adultos deficientes. Ele confrontou mortes, doenças terminais, deficiências e grandes traumas em sua família e na sua vida. Ele continua auxiliando as pessoas a retomar suas vidas após experimentarem perdas e lutas semelhantes às suas.
17 – Nós temos direitos humanos
Tradução de Romeu Sassaki do livro “Nós Temos Direitos Humanos” (para capacitação deautodefensores com deficiência intelectual), do Harvard Project on Disability.
18 – O que é educação inclusiva? (What is inclusive education?)
Trecho da introdução do documento MAKING SCHOOLS INCLUSIVE-how change can happen – publicação da organização mundial SAVE THE CHILDREN, traduzido por Maria Amelia Vampré Xavier.
19 – Integração x inclusão: escola (de qualidade) para todos
Artigo de Maria Teresa Mantoan que trata da qualidade da educação e de como esta pode ser aprimorada através da inclusão.
20 – Inclusão, simplesmente
Artigo de Mara Sartoretto que discute a implementação da educação inclusiva no âmbito educacional.
21 – Inclusão tem tudo a ver com mudança! (Inclusion: it´s about change!)
Extraído de texto de autoria de dois grandes defensores da educação inclusiva e do conceito de inclusão: Marsha Forest e Jack Pearpoint do Canadá, recebido de Marta Almeida Gil, São Paulo. Retraduzido do inglês por Maria Amélia Vampré Xavier.
22 – Educação inclusiva de qualidade – Dez perguntas/respostas – UNESCO
Texto sobre educação inclusiva produzido pela UNESCO traduzido pelo Dr. Jorge Marcio Pereira de Andrade, do InfoAtivo DefNet.
23 – Disbicicléticos
Artigo do psicólogo Emilio Ruiz Rodriguez da Fundação Down Cantabria, Espanha, no qual analisa o desenvolvimento de habilidades e capacidades humanas.
24 – Deixar às escolas a tarefa de ensinar
Entrevista com a Profa. Maria Teresa Mantoan.
25 – Deficiência não é adjetivo
Escrito a quatro mãos por Fabio Adiron e Marco Antonio Queiroz, o MAQ, este artigo discute o uso pejorativo das denominaçãoes das deficiências e o quanto isso revela de uma cultura marcada pelo segregacionismo.
26 – Dados mundiais sobre pessoas com deficiência (ONU)
Informações produzidas por pesquisas promovidas pela ONU acerca da realidade das pessoas com deficiência.
27 – As condições certas para realizar a inclusão
Tradução de texto produzido pela ONG Save The Children, que trabalha pelo bem estar das crianças em mais de 100 países; o texto em inglês se intitula: Making schools inclusive. Traduzido do inglês por Maria Amélia Vampré Xavier.
27 – Aprendendo sobre os direitos das crianças
Esta publicação inclui entrevistas e focus groups de crianças e adolescentes com deficiência, professores e pais. Inclui também aspectos da legislação brasileira que protege os direitos das pessoas com deficiência. Assim, procura concientizar sobre os direitos das pessoas com deficiência, e como agir nos casos de violação destes direitos.
28 – Terminologia sobre deficiência
Que termos usar e não usar. Estas recomendações valem para a área de comunicação. Não se trata do politicamente correto, mas sim de legitimar avanços de mudança de mentalidade que as palavras devem refletir.
29 – Sua filha não é retardada
Artigo escrito por Zelinda Martins sobre o termo “retardado”.
30 – Preconceitos na contramão da inclusão social
Romeu Sassaki traz a luz exemplos que mostram que não há preconceitos inofensivos.
31 – Por que inclusão?
Reflexão de Heloiza Barbosa sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva sócio-cultural.
32 – Autismo: a educação é o melhor tratamento
No último dia 6 de Agosto, a Treehouse, entidade britânica dedicada à educação de crianças com autismo, lançou uma campanha de sensibilização para a importância do tratamento precoce para crianças com autismo.
33 – Avaliação na inclusão / Grupo Aprendizdown
Este artigo de Josiane Mayr Bibas e Maria Izabel Valente discute as formas pelas quais a avaliação pode ser conduzida na perspectiva da educação inclusiva.
34 – Adaptações curriculares
As controversas adaptações curriculares são objeto deste estudo de Patricia Díaz-Caneja e Rosa Ruiz de Apodaca.
35 – A “onda inclusiva” ou o vento do degelo
Este artigo discute a educação inclusiva como conceito e como prática, a partir dos princípios legais que a suportam e dos dilemas que produz, ao nível do formato contemporâneo do ensino regular.
36 – Todas as crianças são bem-vindas à escola
Neste artigo, Maria Teresa Mantoan discute o papel da escola que, para a maioria das crianças brasileiras, é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão.
37 – A capacidade legal inerente e a tomada de decisões com apoio
Apresentação de Tina Minkowitz, co-presidente da Rede Mundial de Usuários e Sobreviventes da Psiquiatria (WNUSP), ministrada na Conferência a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Rehabilitation International, no México, dias 15 e 16 de abril de 2008. Tradução de Romeu Sassaki.
38 – A OMS e a abordagem inclusiva
Extraído de texto de Gordon Porter, consultor da UNESCO em educação inclusiva, professor da rede pública de escolas canadense, ex-presidente de Inclusion InterAmericana. Traduzido do inglês por Maria Amélia Vampré Xavier.
39 – Como educar a Alvarito (em espanhol)
Apresentação do Prof. Miguel Lopes Melero, que também poderia ser intitulada: “A escola pública: da exclusão à inclusão em um processo de humanização.”
40 – Reflexões de uma professora
“A visão médico-patológica da deficiência ainda está na cabeça de muitos profissionais da educação e pior: tem curso de psicologia que ainda trata a educação especial como sendo propriedade exclusiva. Não tenho outra coisa contra o curso de psicologia, ao contrário: tem muita coisa boa. Mas a inclusão na escola precisa ficar a cargo da educação.” (..) E por aí vai…
41 – Irmãos de crianças com deficiência nos dizem o que precisamos saber
O Projeto de Apoio aos Irmãos, dirigido por Don Meyer, criador dos Manoshops e co-autor de Manoshops: Oficinas para irmãos de Crianças com Necessidades Especiais, Edição Revisada, possibilitou uma discussão na ManoNet, uma lista de troca de mensagens especialmente para irmãos adultos de pessoas com deficiência, para descobrir o que irmãos e irmãs gostariam que os outros entendessem sobre o que significa ser irmão de alguém com deficiência. Aqui estão 20 dos pontos principais que eles recomendam que os pais levem em consideração.
42 – Se depois que ler isto, não mudar seu ato pedagógico, procure um professor! (A história de Jéssica)
Queria que as denúncias feitas aqui fossem apenas ficção. Queria que os professores mencionados neste texto fossem apenas imaginação. Queria pensar que o que foi dito aqui não acontece nas escolas perto de nós, umas públicas, outras particulares; umas municipais, outras federais; umas dirigidas por brasileiros, outras por estrangeiros; umas de pequeno porte, outras bem grandes; queria que a história, aqui relatada fosse apenas discutidas entre os professores, queria que elas apenas fossem discutidas entre estes e seus alunos; queria não precisar enviar aos colegas histórias como esta e, acima de tudo, queria pensar que esta história fará a transformação que desejou sua autora.
Eu queria tudo isso, mas eu apenas queria. E você?
43 – A Turma da Mônica em O Estatuto da Criança e do Adolescente
Gibi criado Mauricio de Sousa em parceria com a UNICEF para educação sobre o ECA.
44 – Perguntas frequentes sobre Acessibilidade na WEB
O que é acessibilidade na Web? Os emails que eu mando podem ser lidos por todos ? O que é um leitor de tela ? Meu site é acessivel ? Tire suas dúvidas com Marco Antônio de Queiroz (MAQ)
45 – Introdução à tecnologia assistiva
Tecnologia Assistiva – TA é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão. Saiba mais sobre tecnologia assistiva conhecendo este trabalho de Rita Bersch, diretora do CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil.
46 – Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo preparou este guia com informações sobre os tipos de deficiência, a evolução das terminologias e alguns mitos e verdades sobre o tema.
47 – Sexualidade das pessoas com deficiência
Neste artigo, Leandra Migotto Certeza trabalha conceitos-chave sobre a sexualidade das pessoas com deficiência, temática de pequisa que realiza desde 2004.
48 – Menino Maluquinho mostra tudo que sabe sobre Direitos Humanos
Leia aqui a publicação feita pelo cartunista Ziraldo que traz os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O principal personagem é o já célebre e divertido Menino Maluquinho.
49 – Manual da Cidadania
Elaborado pelo Ministério Público Democrático, nesse pequeno manual você encontra uma lista de perguntas e respostas relacionadas à cidadania, Estado Democrático de Direito, direitos humanos e temas afins. É um panorama didático e rápido para quem deseja conhecer um pouco mais a Constituição Federal brasileira.
50 – Inclusão escolar – caminhos e descaminhos, desafios, perspectivas
Neste trabalho, a Profa. Maria Teresa Egler Mantoan averigua os caminhos e descaminhos da inclusão escolar, apontando os desafios sociais colocados para a sua concretização.
51 – Direito humano à educação
Plataforma Dhesca e Ação Educativa publicam e disponibilizam livreto sobre o direito humano à educação. O material integra o volume 4 da Coleção Cartilhas de Direitos Humanos.
52 – Crianças com necessidades especiais – “Se libertar do peso do diagnóstico”
Artigo de Graciela González que discute a importância do diagnóstico como freio para o indivíduo.
53 – Catálogo de publicações do MEC
Seleção de publicações on-line do MEC sobre educação especial e inclusão. Inclui a Revista Inclusão e outros materiais.
54 – A escola como espaço de construção identitária
Artigo de José Valdir Jesus de Santana que discute a escola como ethos formador de identidades.
55 – Não existem perguntas imbecis
O texto é um trecho de artigo do astrônomo norte-americano Carl Sagan e fala sobre a história da educação e sobre a educação para o conhecimento.
56 – Violência nas escolas: um guia para pais e professores
O livro é resultado de pesquisas realizadas pelo NEV/USP sobre as diferentes formas que a violência pode assumir no cotidiano da escola, indo da não resolução de pequenos conflitos que fazem parte das dinâmicas de relações interpessoais presentes no ambiente até os casos extremos de violência que interferem na rotina e no aprendizado escolar. Livre para download.
57 – Gênero e diversidade nas escolas
O curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE visa à formação de profissionais da educação da rede pública e aborda as temáticas de gênero, sexualidade e igualdade étnico-racial. Promovido pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), aqui você poderá fazer download de todo o material dos dois volumes didáticos de 2009.
58 - Interação escola-família: subsídios para práticas escolares
Um estudo sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes.
59 – Tornar a educação inclusiva
A coletânea Tornar a educação inclusiva, resultado da parceria entre a UNESCO e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), procura aprofundar a discussão sobre o conceito e as práticas da educação inclusiva, agregando a contribuições de pesquisadores brasileiros às reflexões de especialistas internacionais nesse campo.
60 – Manual de comunicação LGBT
O Manual se propõe a apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania GLBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social.
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PRODUÇÃO ACADÊMICA
Através deste link acesse e acompanhe a publicação da produção acadêmica sobre inclusão e direitos humanos em universidades brasileiras e do exterior.
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BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS
Trata-se de uma Biblioteca Digital baseada na tecnologia dSpace que procurar reunir e disponibilizar de forma livre subsídios teórico-práticos para a ação pedagógica. O conteúdo é organizado por níveis de ensino e conta com uma ferramenta de busca que permite localizar materiais por título, assunto, autor, etc.
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PUBLICAÇÕES UNESCO
Edições sobre educação em formato eletrônico na UNESCO. Coleção com mais de 200 títulos disponíveis para leitura e download diretamente do site da UNESCO. Em português.
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Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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