domingo, 22 de agosto de 2010

SENAI - AÇÕES INCLUSIVAS

Ações Inclusivas


O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais (deficientes/condutas típicas e altas habilidades) aos cursos do SENAI, expande o atendimento a negros/índios e oportuniza a participação de mulheres nos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, além de orientar os Departamentos Regionais na requalificação profissional de pessoas acima de 45 anos.
O PSAI é desenvolvido levando em consideração os aspectos legais - Decreto 3.298/99, que ratifica a Lei 7.853//89 -, que dispõe sobre a obrigatoriedade das indústrias contratarem de 2% a 5 % pessoas com deficiência, amparando a necessidade de ações para capacitar e preparar esta clientela atendendo a demanda da indústria.
Outra legislação que apóia o Programa é o Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes registrando que o "aluno aprendiz portador de qualquer deficiência não tem limite de idade para participar dos cursos de aprendizagem”. Este decreto amplia significativamente a oportunidade de pessoas com necessidades especiais participarem de capacitações nessa modalidade, de maior relevância para o SENAI.
Com o PSAI, o SENAI proporciona uma educação profissional comprometida com a diversidade preservando a qualidade dos seus serviços.
É GENTE ESPECIAL FAZENDO UM SENAI ESPECIAL!

Nenhum comentário: