terça-feira, 31 de agosto de 2010

SAÚDE EM FORMA


FITNESS & WELLNESS



 


Por Caio Vicentini



26/08/2010 - 10h20m





SAÚDE EM FORMA

A atividade física e sua importância



Por Caio Vicentini



Prezados leitores, é com imenso prazer que estreio nessa coluna dando dicas de saúde para vocês. Minha formação em Educação Física e Fisioterapia me permitem de uma maneira ou de outra informar a vocês conteúdos importantes relacionados a essas áreas. Hoje falarei sobre a importância da atividade física em um contexto generalizado.



Se formos estudar o passado das atividades humanas e sua evolução em geral, podemos observar que a atividade física também está inserida. Na Pré-história, o homem necessitava de aptidões como força e velocidade para a sobrevivência. Na Antiguidade, os gregos visavam o desenvolvimento físico e moral. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, a harmonia de formas e a musculatura saliente, sem exageros, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. Em seguida, os romanos, que dominaram a Grécia, usufruíram da educação física herdada dos gregos para a preparação de soldados.



Hoje em dia é muito comentada a importância da atividade física de um modo geral para todos. Para o idoso, para a criança, para as mulheres e homens trabalhadores, deficientes físicos e mentais.



Inúmeros estudos estão aí para nos mostrar os benefícios. Entre eles, Matsudo & Matsudo (2000) afirmam que os principais benefícios à saúde advinda da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. Os efeitos metabólicos apontados pelos autores são o aumento do volume sistólico, da potência aeróbica e da ventilação pulmonar, a melhora do perfil lipídico, a diminuição da pressão arterial, a melhora da sensibilidade à insulina e a redução da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo. Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares, ocorre, segundo os autores, a diminuição da gordura corporal e o incremento da força, da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.



Além disso, os benefícios psicológicos que a atividade física promove são de grande valia para o bem-estar do ser humano, tais como: melhora da autoestima, do autoconceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, e a diminuição do estresse, da ansiedade e do consumo de medicamentos.



Gostaria de lembrar que cada indivíduo, como o nome já diz, tem a sua individualidade biológica, ou seja, tem a sua particularidade na resposta fisiológica ao exercício. E para isso existe a figura do profissional de Educação Física, que é o responsável pela elaboração do programa de treinamento. É ele quem fará que os resultados para o seu objetivo sejam alcançados. Para isso não inicie uma atividade física sem antes consultar um médico e em seguida um profissional.

Nenhum comentário: