terça-feira, 31 de agosto de 2010

MORRE DORINA NOWWILL PEDAGOGA CEGA QUE PERDEU A VISAO AOS 17 ANOS - FUNDADORA DA FUNDAÇÃO QUE LEVA O SEU NOME


Dorina Nowill morre aos 91 anos

http://janeausten.com.br/2009/10/podemos-ser-todos-iguais-quando-lemos/


Terça-feira, 31 de Agosto de 2010 10:






OptionsDisable Get Free Shots

Blog DORINA

Blog da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Pular para o conteúdoInício ← Posts mais antigos

Nota de Falecimento

Posted on 30/08/2010

by blogdorina
3 comentários

Caros amigos,



É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento de nossa fundadora e presidente emérita, Dorina de Gouvêa Nowill, ocorrido neste domingo, 29 de agosto de 2010, às 19h30, de falência múltipla dos órgãos.



O velório, aberto ao público e a imprensa acontece nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2010, a partir das 8h, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Rua Dr. de Diogo de Faria, nº558, Vila Clementino, em São Paulo, e o sepultamento acontecerá no Cemitério da Consolação, às 16h.



Dorina estava com 91 anos de idade e era daquelas brasileiras que nos faziam acreditar no Brasil. Perseverança, compaixão e paciência são as lições deixadas por esta paulistana, que cega aos 17 anos enxergava o mundo com os olhos da alma.



Ficam a saudade e os exemplos como guias para a continuidade do trabalho iniciado e desenvolvido por Dorina em mais de seis décadas.



Nesta ocasião, expressamos também nossa gratidão pelas condolências recebidas e reiteramos nosso compromisso, assumido ano após ano, com o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa cega e com baixa visão em nossa sociedade.



São Paulo, 29 de agosto de 2010



Alfredo Weiszflog, diretor-presidente voluntário



Fundação Dorina Nowill para Cegos




Senado Inclusivo lamenta morte de Dorina Nowill

O Programa Senado Inclusivo divulgou nota lamentando a morte da pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill, no último fim de semana, aos 91 anos. Dorina estava internada devido a uma infecção e sofreu um ataque cardíaco. A pedagoga, que perdeu a visão aos 17 anos, criou a Fundação Dorina Nowill para facilitar a inclusão dos cegos por meio da produção e distribuição de livros em braile.



A Fundação Dorina Nowill, parceira do Senado no tema da acessibilidade e valorização da pessoa com deficiência, participou em 2009 da 5ª Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, que teve como tema o bicentenário do nascimento de Louis Braille, inventor do sistema de leitura para cegos.



Da Redação / Agência Senado





__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estadão

Pioneira da inclusão social de cegos morre aos 91 anos

Dorina Nowill estava internada há 15 dias em SP; corpo será velado na sede de sua fundação

30 de agosto de 2010 - Agência Estado



A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu ontem aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. O velório deve ser realizado hoje na sede da fundação que leva seu nome.



"Foi uma morte praticamente natural", afirmou seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.

A professora ficou cega aos 17 anos por causa de uma doença que os médicos nunca conseguiram entender. Decidiu então dedicar a vida à luta pela inclusão de pessoas na mesma condição.

Com um grupo de amigas, criou em 1946 a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 recebeu seu nome. Junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos foi uma das pioneiras na produção de livros em Braille, na distribuição gratuita dessas obras para deficientes visuais e no desenvolvimento de técnicas mais modernas para que o cego consiga ler - como livros falados e vozes sintetizadas no computador.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.





Tópicos: Dorina Nowill, Ativista, Cegos, Inclusão social



Nosso movimento perde mais uma ativista que fez um nome, deixou uma história, deixou princípios e ensinamentos, deixou exemplo... sem precisar "lutar" nem atacar outros, mas sim usando de sua força, coragem, sapiência e humildade.

http://blogdorina.wordpress.com/

http://janeausten.com.br/2009/10/podemos-ser-todos-iguais-quando-lemos/

Nenhum comentário: