quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BASQUETEBOL - NBB - Arbitragem brasileira no Mundial da Turquia


A FIBA anunciou o nome dos 40 árbitros para o Mundial da Turquia e os brasileiros Cristiano Maranho e Marcos Fornies Benito estão na lista.
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou, nesta quarta-feira, o nome dos árbitros que estarão no Campeonato Mundial Masculino de Basquete, na Turquia, que será realizado entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro. A entidade escolheu 40 árbitros de 30 países diferentes para atuar na competição e o Brasil será representado pelo catarinense Cristiano Jesus Maranho e pelo paulista Marcos Fornies Benito. 

Maranho, de 36 anos de idade, integra o quadro de arbitragem da FIBA desde 1998 e tem no currículo diversas competições internacionais como o Mundial do Japão (2006), os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e a Olimpíada de Pequim (2008). "A arbitragem brasileira sempre foi muito bem representada nas competições internacionais e já esteve presente em momentos decisivos de Mundiais e Olimpíadas. Temos a consciência de que devemos manter esse nível de arbitragem lá em cima e estamos nos preparando para isso", afirmou.

Benito, de 32 anos de idade, é árbitro internacional desde 2004 e já apitou a final do Mundial Juvenil masculino (2007), a Copa América em Porto Rico (2009) e, neste ano, o Torneio Sul-Americano, em que o Brasil conquistou o título. Esse será sua estreia num Mundial masculino. "São mais de 20 anos de muito trabalho, dedicação e comprometimento com a arbitragem. Estou super feliz e honrado de poder fazer parte desse grupo que contém os melhores árbitros do mundo. A arbitragem brasileira é muito respeitada internacionalmente e sabemos que a responsabilidade é grande", disse.

Os dois brasileiros e os outros 38 árbitros convocados para o Mundial ainda participarão de uma clínica nos dias 26 e 27 de agosto, véspera da competição. A intenção da FIBA é garantir, entre outras coisas, a unificação dos critérios da arbitragem durante a competição. Ao final da clínica, eles passarão também por uma avaliação física.

O Mundial da Turquia será o primeiro mundial da FIBA a contar com o uso de tecnologia para auxiliar nas decisões dos árbitros. Será permitido o uso de replay nos arremessos finais de cada quarto da partida para saber se o cronômetro zerou antes ou depois da ação. Os replays já foram usados nos Jogos Olímpicos de Pequim e nos torneios continentais pré-mundiais.
Liga Nacional de Basquete
Rua Peixoto Gomide, 996 cj.130
Jardim Paulista
São Paulo – SP
01409-900
Tel/Fax:(11) 3266-2558
Guilherme Buso
Assessor de Comunicação
imprensa@lnb.com.br
www.lnb.com.br
(11) 7897-4062
93*9203

Nenhum comentário: