terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pacto pela Acessibilidade - Pesquisa para análise da percepção da qualidade da acessibilidade no Transporte Aéreo

Pacto pela Acessibilidade - Pesquisa para análise da percepção da qualidade da acessibilidade no Transporte Aéreo

Orientações sobre o Questionário e sobre seu preenchimento

 
A ANAC pretende planejar a fiscalização da acessibilidade de aeroportos e aeronaves com base nas informações obtidas por meio desta Pesquisa.

Incentivando diretamente a participação de deficientes, a ideia é levar em consideração a máxima: “Nada sobre nós, sem nós!”. Pode ser que você não seja PcD, mas tenha sido convidado a responder este questionário, pois tem conhecimento sobre o tema ou relaciona-se com PcD.

A presente Pesquisa é dividida em duas partes: PARTE I – Questionário Sócio-Econômico e Parte II – Questionário de Análise.

PARTE I – Questionário Sócio-Econômico tem a finalidade de identificar o perfil do Questionado (tipo de deficiência, cidade de residência, etc), mas sem a identificação pessoal do indivíduo.

PARTE II – Questionário de Análise tem a finalidade de captar a percepção sobre a qualidade da acessibilidade no Transporte Aéreo.

O primeiro item do Questionário de Análise apresenta indagações sobre o uso de cadeiras robóticas para embarque e desembarque de passageiro com dificuldade de locomoção.

Os demais itens do Questionário de Análise se referem aos dispositivos da Resolução de Acessibilidade da ANAC (Res. 280/2013). Precisamos que sejam respondidos:

1- Impacto para o usuário, no caso do descumprimento. (Deve-se considerar o impacto na segurança, na dignidade, no conforto e na experiência de voo).
2 - Probabilidade do descumprimento do item.
3 - Autoconhecimento sobre o item. (Deve-se avaliar o conhecimento que o Questionado tem sobre o item respondido. Você tem muita experiência no assunto ou apenas ouviu falar sobre o tópico?)

Leve em consideração a sua experiência pessoal e as experiências de pessoas próximas para a resposta a este questionário.

Prazo para encerramento é 30 de novembro de 2014, podendo ser prorrogado a critério da ANAC.

Sabemos que o questionário é extenso e exige muita atenção e tempo, mas você pode salvar e continuar de onde parou.

Lembramos que a sua dedicação irá nos ajudar a melhorar a acessibilidade na aviação para todos os PcD, por isso ela é tão importante! Dedique um pouco do seu tempo para este projeto, pois ele foi feito para melhorar a sua vida!

Caso tenha dúvidas, por favor as encaminhe para o seguinte e-mail: geop@anac.gov.br
Share

Nenhum comentário: