terça-feira, 11 de novembro de 2014

Criança cega também brinca! Conheça brinquedos para os pequenos com deficiência visual


Posted: 11 Nov 2014 12:30 AM PST
Escolher um brinquedo quando se entra em uma loja especializada é um verdadeiro desafio diante de tantas opções. Isto é, torna-se difícil escolher se estamos falando de uma criança sem deficiência visual. Para as chamadas “crianças videntes” dados como a faixa etária, sexo e tema de interesse podem ajudar, reduzindo as opções e dando escolhas para quem vai comprar.
Mas, e quando falamos de brinquedos para uma criança com deficiência visual? Porque elas brincam sim… e muito! Como para qualquer outra criança o brincar é fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (memória, atenção, etc) e sociais. Além do mais, o brinquedo pode ser um recurso pedagógico, quando pensamos nos conhecimentos atrelados à escrita, a leitura e até ao cálculo ou às ciências, a depender da faixa etária.
Claro que alguns brinquedos podem ser adaptados e ajudar essas crianças nesse processo de aprendizagem próprio do brincar, como é o caso da massa de modelar e de tantos outros brinquedos que envolvem texturas e sons, mas brinquedos apropriados que considerem as necessidades específicas de uma criança com deficiência visual encontramos poucos ou nenhum.
Dentre as opções encontradas na internet, aqui estão alguns brinquedos específicos para a criança com deficiência visual. Para saber mais sobre o brinquedo, clique nos nomes ou nas imagens a seguir! =)
Alfabeto em Braille de A a Z
Alfabeto em Braille de A a Z

Nenhum comentário: