sábado, 8 de maio de 2010

Vida de professor em fases



Vida de professor em fases
Gilda Lück


Um dia destes eu conversei com uma educadora de sucesso. Ela me dizia que, entre suas colegas de universidade, uma ainda continuava "dando" suas aulinhas como sempre fizera. Sem nada de mudanças. Sem diferenciais, sem novidades ou surpresas. Sem evolução de carreira. E tal colega era uma das educadoras com maior potencial na faculdade.
Afinal, por que alguns professores evoluem e outros ficam estagnados na carreira?


Um pouco de história - Desde a antigüidade clássica que se divide a vida humana em quatro idades:
infância, juventude, maturidade e velhice.

Tal enfoque sofreu um baque com a publicação de A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

A partir dessa obra, o ser humano se coloca mais próximo dos animais, mais perto de suas raízes biológicas.

As idéias de Darwin estimularam muitos psicólogos a criar um novo ramo da psicologia, a Psicologia do Desenvolvimento ou da Evolução.

Tais estudos permitiram identificar uma série de etapas presentes na infância e vida adulta, mas ainda haviam diversas lacunas a serem preenchidas.

Nos anos trinta, a pesquisadora Charlotte Buhler, com base em estudos de biografias, tentou determinar as várias fases do desenvolvimento humano desde o nascimento até a morte.

A primeira conclusão a que se chegou é que a vida está em constante mudança, não apenas devido a fatores biológicos, mas também por causa de acontecimentos psicológicos e sociais.


Teorias - A partir de então surgiram dois modelos principais que tentam explicar a trajetória média do profissional:


Organicista - Através desse modelo, o homem é entendido antes de tudo como um ser vivo, sujeito assim a um processo cíclico de desenvolvimento orgânico. A sociedade é o campo onde suas fases acontecem. Elas podem surgir de forma acelerada, podem modificar-se um pouco de indivíduo para indivíduo, mas não podem ser puladas ou anuladas. Segundo essa teoria, o principal determinante do comportamento reside em fatores biológicos. Eis a visão organicista de um profissional de educação:

- A plenitude da carreira acontece aos 35 anos. O educador sente-se o dono da verdade, o "Professor de Deus".

- Por volta dos 42 anos se dá a verdadeira formação do caráter. O professor percebe que existem outros profissionais tão ou mais competentes do que ele.

- O melhor rendimento acontece por volta dos 49 anos. A maturidade e a verdadeira competência afloram aos poucos.

- Mais ou menos aos 55 anos o professor é o conselheiro generoso. Sua única certeza é que ainda há muito para saber.

É preciso ler livros, ver filmes, pesquisar, conversar com outros educadores.


A teoria organicista costuma ignorar que as mudanças nas vidas das pessoas são um processo contínuo e diferente para cada pessoa.

As divisões propostas ignoram as influências externas no processo de desenvolvimento.

Continuísta - Neste modelo, apesar de não excluir as etapas completamente, elas não têm um significado tão grande como na teoria anterior.

No entendimento continuísta, o professor divide sua carreira da seguinte forma:

- Início: a sobrevivência e a descoberta. É quando a pessoa entende-se como educador, e começa a perceber tudo o que aquilo significa.

Evolui na base da tentativa e erro, mas evolui.

- Entre 28 e 33 anos. Surge o foco metodológico,. Parte em busca da teoria mais apropriada para a sua ideologia, sendo crítico quanto aos padrões estabelecidos pela organização na qual trabalha.

Considera suas idéias as mais importantes que existem.

- Entre 30 e 40 anos. Agora o foco é na competência. Sai em busca de novos cursos, diplomas e referências.

- Entre os 40 e os 55 anos. Surge a estrela. É o dono da verdade. Sabe mais do que todos. Despreza aqueles que acredita serem incompetentes.

- A partir dos 55 anos.

Ele cai na real e descobre que ainda tem muito a aprender.

Divide seu saber com os outros.

Percebe que a característica essencial do professor competente é a humildade e a generosidade.


FONTE: http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1921

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