Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
terça-feira, 25 de maio de 2010
IDEAS FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAN LA PEDAGOGÍA DE PAULO FREIRE
Vejam o excelente artigo de Paulo Freire em :
http://www.rieoei.org/rie46a08.pdf
SÍNTESE: O propósito do presente trabalho é destacar alguns fundamentos teóricos da pedagogia de Paulo Freire dentro do campo da filosofia do século XX.
Esta é uma tarefa necessária para esclarecer os pontos essenciais de uma perspectiva pedagógica de enorme importância na alfabetização e educação de adultos na América Latina. O autor centrou-se, especialmente, nos pensadores que se relacionam com três aspectos vitais a partir deste enfoque: 1) As ideologias como elemento de reprodução
social e sua superação mediante a «conscientização»;
2) A localização do ponto de partida para o processo educativo-alfabetizador
na situação limite que o oprimido vive; 3) A natureza dialógica do ser
humano e sua fundamental abertura.
Palavras chave: Paulo Freire; pedagogia do oprimido; filosofia da educação;
diálogo; alfabetização e educação de adultos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário