quinta-feira, 20 de maio de 2010

Entenda as funções, competências e características atribuídas ao profissional de Educação Física.






Prof Dr MANOEL TUBINO. Ícone da Educação Física Mundial


O que faz

Saltar, correr, andar, nadar. Tudo isso pela boa qualidade de vida. Mas para a prática esportiva realmente saudável é preciso a orientação adequada, que cabe ao profissional de Educação Física prover. Em todos os setores é o profissional de Educação Física quem define o tipo de atividade física mais indicada para cada pessoa, orientando-a quanto à postura, intensidade e freqüência de cada exercício. A formação dos profissionais é feita em curso de graduação, seja a licenciatura ou bacharelado, que visam atender às diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade.

O estudante é formado para intervir, profissional e academicamente, no contexto específico a partir de conhecimento de natureza técnica, científica e cultural. É preciso considerar também as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional. Conforme a mudança curricular, o aluno deverá optar pelo trabalho educacional na escola ou nos diferentes outros espaços de atuação. Isto permite uma formação específica em diferentes áreas de atuação: para o Lazer, Esportes, Atividades Físicas e Saúde, além da licenciatura (escola).Com isso, os alunos adquirem conhecimentos gerais dos diferentes campos de atuação e depois escolhem sua área de atuação.

As disciplinas que fazem parte do currículo do Bacharel em Educação Física estão agrupadas em seis grandes áreas do conhecimento, que compreendem: conhecimento do homem e da sociedade, científico e tecnológico, do corpo humano e desenvolvimento, didático- pedagógico, técnico-funcional aplicado e sobre a cultura do movimento.

O profissional de educação física desempenha suas atividades relacionadas com a aquisição e controle do movimento. Atua sob diversas formas na expressão corporal, sistematizadas no campo educacional, do rendimento esportivo, do lazer, na reeducação motora, da reabilitação, da gestão de empreendimentos relacionados com as atividades físicas, com o esportivo e o lazer, sendo desenvolvidas através de atividades de ginásticas, esportes, lutas, danças, jogos, recreação e do ensino personalizado, entre outros.

O graduado em Educação Física está habilitado para intervir na sociedade como professor/pesquisador nos diversos níveis de ensino, desempenhar funções burocráticas (verificação de súmulas, criar tabelas de campeonato, etc.), podendo ainda prestar orientação técnica, assessoria e consultoria a órgãos e instituições públicas e privadas na educação e em equipes multidisciplinares na área da saúde e no ensino personalizado.

Competências

Considerando as atuais exigências de nossa sociedade, e as tendências do mercado, acredita-se que todas as transformações científicas e tecnológicas, que se podem imaginar para o futuro, serão acompanhadas de mudanças de padrões culturais e éticos. Desta maneira, a formação do Profissional de Educação Física e Esporte não pode ser obtida numa dimensão puramente prático-teórica ou intelectual, no que, aliás, concordam diferentes especialistas envolvidos com o processo de formação.

Melchertes Hurtado (1983), ao enunciar diferentes quesitos que devem compor o perfil do profissional de Educação Física, cita que este deve englobar requisitos básicos de sua formação profissional, os elementos constitutivos de sua personalidade, e a influência que exerce, ou que vem a exercer, sobre todos com quem venha a atuar. Portanto, um profissional de Educação Física e Esporte, atuando enquanto gestor esportivo, deve apresentar habilidades, atitudes, competências e preparos profissionais, assim traduzidos:

• Evidenciar destacada capacidade analítica e sintética, com ampla visão da realidade, e atitude crítica diante da mesma

• Ter domínio dos conceitos fundamentais e dos métodos e técnicas que lhes permitam o exercício de sua profissão de forma eficaz

• Ser um profissional com domínio de instrumental, métodos e técnicas que permitam, além do desenvolvimento de sua profissão, responder às situações concretas e gerais, com condições de liderança e comportamento ético, que se ajuste à dinâmica do processo de uma sociedade em constantes transformações

• Exercer a função de liderança de caráter democrático, inovador, criador, empreendedor, e demonstrar comportamento ético, ajustado à dinâmica do processo de uma sociedade em constante mutação

• Desenvolver atitude de pesquisa no seu campo profissional, a fim de melhor entender a realidade, e nela agir com eficácia, o que facilitará seu processo de readaptação profissional ao mundo em transformação, não se cristalizando em padrões estereotipados de comportamento.

Características

• Visão crítica sobre a ciência, não se prendendo a dogmatismos e modismos, dispondo assim de uma postura tolerante para o pensamento divergente

• Forte identificação para com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que buscam nas diferentes formas de exercícios físicos, um aliado à sua saúde

• Afinidade com todas as manifestações do movimento humano, como as atividades corporais, as atividades de lazer ou de competição nas mais diversas modalidades esportivas.
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