Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
TETRAPLEGICOS E OS CUIDADOS COM O FRIO
Chega o Inverno e logo um frio de assustar,como toda a imprensa destaca.. Nós tetraplégicos temos dificuldade no controle da temperatura corporal pois, os mecanismos de termorregulação no tetraplégico com lesão medular são imperfeitos pela interrupção de impulsos ao centro termorregulador no hipotálamo, paralisia muscular e vasodilatação não controlada, resultando em perda de calor e de termogênese pela incapacidade de produzir tremores.
Consequentemente, há perda do controle da temperatura abaixo da lesão e o paciente facilmente torna-se hipotérmico.Eu sou dos que nem á rua consegue sair com estas temperaturas tão baixas. Bem tento, mas começo a sentir um desconforto, mal estar, falta de agilidade, etc, etc, que logo me coloco no lugar da casa onde temperatura ambiente esteja agradável.
CUIDADO com as lareiras, aquecedores, sacos de água quente, salamandras e afins. Como não temos sensibilidade, podemos facilmente apanhar queimaduras graves.
O jeito é ficar o menos possível exposto a temperaturas baixas. Pois hipotermia pode aparecer.
Publicada por Eduardo Jorge em Terça-feira, Dezembro 22, 2009
MAIS SOBRE TETRAPLEGICOS EM : http://tetraplegicos.blogspot.com/2009/12/eu-e-o-frio.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário