Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
AUTISMO E MUSICA
Entrar no mundo dos autistas é como entrar dentro do mundo da música.
Á medida que conhecemos mais a música, aprofundamos e ouvimos, mais vontade temos de perceber a sua lógica, o seu desenvolvimento e origem.
Mesmo sem saber partitura ou sem nunca tocar um instrumento ou cantar uma música, conseguimos perceber que se trata de música.
Perceber o autismo também é assim.
Quando se tenta entrar no mundo dos autistas, na primeira sequência de ritmos que vemos, percebemos se estamos diante de uma pessoa autista ou não.
Descobrir o autismo ainda nas primeiras notas, sem ter que ouvir a maioria da música é fundamental para que os pais e os profissionais cuidem melhor desses tesouros musicais, sim, porque as crianças autistas são tesouros musicais que não cantam, mas encantam… encantam por não sabermos que notas são aquelas.
Apenas sabemos que as notas existem e isso basta… Só alguns percebem que essas notas musicais silenciosas e desconhecidas fazem parte e compõem a orquestra perfeita do universo.
Mas como podemos saber a razão dessas notas musicais silenciosas se também não sabemos a razão das nossas notas musicais gritantes?!?
Dá que pensar!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário