quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prêmio Brasil Paraolímpico 2009 - Daniel dias e Josiane Lima são os vencedores




Em uma noite marcada pela emoção, o nadador Daniel Dias foi o grande vencedor do Prêmio Brasil Paraolímpico 2009, organizado pelo Instituto Superar, e levou o troféu de melhor atleta masculino. Já na categoria feminina, Josiane Lima, vice-campeã mundial de remo na Polônia, na classe double skiff misto, foi a ganhadora da noite. A festa da segunda edição do Prêmio aconteceu nesta terça (8/12), no Espaço Lamartine, na Barra da Tijuca, e teve as suas principais categorias decididas pelo voto popular, através do site do Superar. (www.institutosuperar.com.br)

Depois da brilhante participação no Mundial de Natação em Piscina Curta, com direito a oito ouros e oito recordes mundiais nas provas individuais, além de três pratas nos revezamentos, Daniel fechou o ano com mais uma conquistas e agora só pensa em descansar.

“Quero agradecer primeiro a Deus, a meus patrocinadores, Mackenzie, Unimed Rio e ao instituto Superar, além do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que sempre nos deu apoio. E agradecer muito aos que votaram em mim e aos meus pais, que estão aqui, por terem me criado desse jeito”, disse Daniel, que este ano também ganhou o Laureus, o “Oscar do esporte mundial”, na categoria paraolímpica.

“Esse prêmio é para vocês, meninas, e para todos os atletas paraolímpicos. Sofremos preconceito porque existe um padrão de beleza e por isso temos de enxergar com o coração”, disse a remadora, que fez questão de agradecer também a Elton da Conceição Santana, seu parceiro no barco vice-campeão mundial.

Jonathan Santos e Viviane Soares se destacaram no ano de 2009 e faturaram o Prêmio de revelação masculina e feminina. O alagoano Jonathan bateu nada menos do que oito vezes o recorde mundial do arremesso de peso este ano. A carioca Viviane Soares, de 13 anos, brilhou no Mundial de Jovens, promovido pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esporte para Cegos), em Colorado Springs, em julho, e subiu três vezes ao ponto mais alto do pódio: nos 100m, nos 200m e nos 400 m rasos, na classe B3 (cego parcial).

Walquíria Campelo foi eleita a melhor técnica. Ela é a responsável pelo treinamento de atletas como Jonathan Santos e Rosinha. O Futebol de 5 (deficientes visuais) venceu na categoria melhor equipe. Jorge Luiz Souza, o Chocolate, ficou com o troféu de melhor atleta-guia pelo trabalho com Terezinha Guilhermina. Erinaldo Chagas foi eleito o melhor oficial técnico.

Os internautas também puderam escolher os melhores na categoria imprensa. A TV Record ganhou o prêmio de melhor reportagem de TV, com uma matéria sobre o halterofilismo. Saulo Cruz e Zero Hora ganharam nas categorias melhor foto e melhor reportagem de jornal, respectivamente, ambos sobre o nadador Daniel Dias.

O Prêmio Brasil Paraolímpico também prestou uma homenagem especial aos abnegados professores de educação física que trabalham de graça para ajudar o movimento paraolímpico. O professor Francisco Matias, de Pernambuco, foi escolhido para receber a homenagem. Os depoimentos e a presença de Chico, que descobriu Rosinha, entre outros, emocionou a todos no Espaço Lamartine.

A única premiação do esporte paraolímpico brasileiro tem a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e seu principal objetivo é motivar os atletas, treinadores e todo o universo do desporto paraolímpico no País.



OS PREMIADOS

Melhor atleta masculino: Daniel de Farias Dias

Melhor atleta feminino: Josiane Dias de Lima

Revelação Masculina: Jonathan de Souza Santos

Revelação Feminina: Viviane Soares

Melhor equipe: Futebol de 5

Melhor atleta-guia: Jorge Luis Silva e Souza, o Chocolate (Terezinha)

Melhor oficial Técnico: Erinaldo Batista das Chagas, Pit

Melhor Técnico: Walquíria da Silva Campelo

Melhor Reportagem de TV: Halterofilismo/ TV Record

Melhor Reportagem de Jornal: Daniel Dias/ Zero Hora

Melhor Foto: Daniel Dias/ Saulo Cruz

Prêmio Especial: homenagem aos professores de Educação Física que trabalham de graça no movimento paraolímpico, representados por Francisco Matias

Mais informações:
www.institutosuperar.com.br
Superar: Gisela Andreatta (Gisela@institutosuperar.com.br)

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
CPB: Thiago Ypiranga (Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/ 61 8161 9271)

Media Guide Comunicação – assessoria de imprensa do Instituto Superar
Manoela Penna (Manoela@mediaguide.com.br / 21-8301-0123 e 98*48957)
Camila Coimbra (Camila@mediaguide.com.br)
vejam o filme da entrega em : http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Mais_Esportes/0,,MUL1408305-16317,00.html

Nenhum comentário: