Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
sábado, 26 de dezembro de 2009
Como lidar com a pessoa com Deficiência Auditiva
Para não cometermos nenhuma gafe com as pessoas portadoras de deficiência auditiva, abaixo estão algumas dicas da Revista Sentidos.
Iniciar a comunicação com surdos pode parecer mais fácil do que com outros tipos de pessoas com deficiência, mas a chance de se parecer mal-educado é bem grande.
Seja expressivo ao falar: como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer.
Quando falar com uma pessoa surda, tente ficar num lugar iluminado.
Evite ficar contra a luz(de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta ver o seu rosto.
Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la.
Se a pessoa surda tiver dificuldades em entender, avisará.
De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas.
Fonte: Revista Sentidos
VEJAM MAIS SOBRE DEFICIENTES AUDITIVOS NO SITE : http://deficienteciente.blogspot.com/search/label/Relacionamento%20e%20Comportamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário