sábado, 26 de dezembro de 2009

RECOMENDAÇÕES PARA PROJETO DE BRINQUEDOS

RECOMENDAÇÕES PARA PROJETO DE BRINQUEDOS DE RECREAÇÃO E LAZER EXISTENTES EM PLAYGROUNDS ADAPTADOS À CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL, VEJAM MAIS EM : http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/19/35


RESUMO
LAUFER, Adriana Mariana. Recomendações para projeto de brinquedos de recreação e lazer existentes em playgrounds adaptados à criança com paralisia cerebral.

Florianópolis, 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2001.


Este trabalho tem como interesse primordial tornar os brinquedos de recreação existentes, em playgrounds – espaços de recreação infantil – e parques infantis, acessíveis à criança com paralisia cerebral, por meio do objeto de estudo escolhido, um playground instalado na APR (Associação Paranaense de Reabilitação), localizado no município Curitiba, capital do Estado do Paraná. Busca-se propiciar às crianças usuárias sua adaptação, a partir dos problemas de acessibilidade encontrados, os quais, muitas vezes, impedemnas do exercício do lazer e da integração social. Além disso, outros aspectos prioritários para adaptação dos brinquedos serão levantados, tais como: segurança, conforto e manutenção nos equipamentos. Para gerar acessibilidade, serão utilizadas as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outros textos guias. A pesquisa desenvolvida é classificada como estudo de caso, com a indicação de alguns constrangimentos observados na criança, em decorrência de sua relação com o ambiente durante a atividade nos brinquedos, apresentandose,tanto quanto possível, soluções simplificadas mas coerentes com a realidade socioeconômica e tecnológica brasileira.
Palavras Chave: Lazer; Acessibilidade; Crianças Deficientes.

Nenhum comentário: