sábado, 26 de dezembro de 2009

Erva-mate - Um poderoso estimulante físico e mental


Os conquistadores europeus descobriram que os índios bebiam uma espécie de chá feito com uma erva, que os índios chamavam de caá-i,que significa “água saborosa” em guarani.

Os colonizadores espanhóis que ocuparam o sul do continente americano,ficaram impressionados ao se depararem pela primeira vez com as tribos de índios guaranis que habitavam a região onde hoje fica a fronteira entre o Paraguai e o Brasil. É que eles notaram que estes índios eram mais fortes e mais bem dispostos que as outras tribos que já tinham conhecido. Os conquistadores europeus descobriram que os índios bebiam uma espécie de chá feito com uma erva, que os índios chamavam de caá-i,que significa “água saborosa” em guarani. Os índios atribuíam a esta erva, poderes milagrosos e diziam que ela tinha sido criada por Tupã, o deus maior da mitologia indígena.

Esta erva, que já era usada pelos índios e foi descoberta pelos espanhóis, era a erva-mate,que hoje é conhecida e bebida em todo o Brasil e em países do Cone Sul, seja como chá,no tradicional chimarrão,no tereré(espécie de chimarrão com água fria, muito popular no Mato Grosso e no Paraguai) ou como uma refrescante bebida gelada no verão das cidades brasileiras. Hoje a erva-mate se espalhou pelo mundo e é bebida em vários países da Europa, nos Estados Unidos e até no Oriente.

O mate, como é popularmente conhecida a erva, possui uma grande quantidade de nutrientes, como cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico, as vitaminas A, B1, B2, C e E, sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas ,frutose, glucose, rafinose e sacarose, óleos essenciais além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Estudos comprovam que a erva-mate é um estimulante da atividade física e mental, beneficiando os nervos e músculos e combatendo a fadiga. Atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Facilita a digestão, favorece a evacuação e é considerada ainda um ótimo remédio para pele.

Atua ainda como reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular. E tem uma vantagem,pois apesar de possuir cafeína, o consumo de erva-mate não traz os efeitos que ocorrem em algumas pessoas com a ingestão de café por exemplo, que são a insônia e a irritabilidade.

Por Marco de Cardoso

Nenhum comentário: