Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
ÁREAS DE LAZER PARA CRIANÇAS COM DEFICIENCIA FÍSICA
Nesta área de lazer, como uma criança com deficiencia brinca?
Esse “tubo” poderia ser mais largo, por exemplo.
Ainda não tem na Norma de Acessibilidade parâmetros antopométricos para crianças com deficiência.
Essas medidas precisam ser bem definidas como padrão para que em locais de lazer (como este) a criança possa brincar, se divertir e interagir com outras crianças de sua idade.
Conviver e compartilhar idéias nesta fase é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Toda criança quer ser bagunceira, quer brincar, cair e talvez se machucar.
O adulto nem sempre deve estar por perto em todos os momentos.
Na hora de brincar a criança precisa de autonomia.
Este é o único Item da Norma que fala de longe algo sobre este assunto:
8.5.3 Parques, praças e locais turísticos
8.5.3.1 Sempre que os parques, praças e locais turísticos admitirem pavimentação, mobiliário ou equipamentos edificados ou montados, estes devem ser acessíveis.
Isso não basta.
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